top of page
Buscar

RETROSPECTIVA – MENTORIAS


Finalizar o ano com 31 municípios beneficiados pelo Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, com impacto na vida de mais de 3 milhões de cidadãos brasileiros, é algo indescritível para toda a equipe do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e da Rede Governança Brasil (RGB). Esse trabalho em prol da Governança, na busca de um Brasil melhor - que envolveu prefeitos, equipes técnicas, mentores, coordenadores de diversos comitês e muita competência – ao longo de 2022, foi incrível e merece ser relembrado!


Essa troca de conhecimento, que envolveu tanta gente interessada, qualificada, buscou promover as boas práticas da governança e teve como base a “Cartilha Pública Municipal – Transformando sua Administração”. Por meio destes encontros, foi possível difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão das cidades.


De acordo com a coordenadora do Comitê de Mentoria da RGB e diretora de Governança do IGCP, Cristiane Nardes Farinon, o maior problema, hoje, em termos de Administração Pública, está nos pequenos e médios municípios, seja pela ausência - muitas das vezes - de capital técnico, orçamento ou por desconhecer certas pautas; e por isto, quando é possível organizar melhor uma prefeitura, quem sente isso na ponta é o cidadão.


“No momento em que você têm uma prefeitura mais organizada, com políticas públicas mais eficientes, você consegue entregar produtos e serviços mais assertivos; ou seja, se você consegue finalizar um projeto com Governança, você consegue finalizar uma obra de um hospital, de uma escola, consegue entregar um transporte público coletivo, e, assim, automaticamente, você consegue ter um resultado próspero para a sociedade - porque quem vai sentir isso lá na ponta é o cidadão”, afirmou.


Aquelas prefeituras que mais se destacaram e tiveram melhor desempenho e dedicação na Mentoria em Governança Pública para Municípios, também foram indicadas para seguirem no processo, em áreas mais técnicas e específicas, como Governança Pública Municipal, Gestão de Riscos, Compliance e LGPD.


Vale destacar que o programa deste ano conseguiu avançar bastante em relação aos anos anteriores, pois houve mais ênfase nos fatores de ESG e na Gestão de Riscos, preparando um cenário para a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que traz mais transparência na Administração Pública, na esfera municipal. E a participação dos prefeitos nesse processo foi muito relevante.


De acordo com Viviane Obadowski, mentora-docente do Comitê de Mentoria da RGB, o processo de mentoria é utilizado como ferramenta de desenvolvimento de líderes de forma planejada, intensa e rápida. “Usando ferramentas específicas e validadas, esse processo acontece de forma que potencializa a atuação das lideranças públicas; dessa forma, nós conseguimos trazer ações que solucionam - com planejamento de estratégias e também controle - os problemas de gestão”, disse.


Segundo ela, por meio da liderança, construção de estratégia e métodos de controle, é possível aplicar as boas práticas de Governança; e, com estas boas práticas aplicadas, tem-se uma gestão pública eficiente e eficaz; que por consequência entrega um melhor serviço/produto público para a sociedade.


Mas a história não para por aí. A partir do próximo ano, esse projeto fará parte de outro ainda bem maior: o Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV), que é a versão 4.0 deste Programa de Mentorias. E as inscrições já estão abertas para quem quiser participar.


Isso porque o intuito do IGCP e da RGB é entregar um produto ainda melhor em 2023. Então, já fica aqui o convite para os municípios que já fizeram a(s) mentoria(s): vocês também podem se inscrever no PRONAGOV, e lá, vão receber – também de forma gratuita – um treinamento (EAD) de 46 horas em Governança Pública, 100% gratuito.


E se você ainda não conhece o PRONAGOV, está perdendo! Mas não se preocupe: aqui vem o spoiler: esse programa - que tem como finalidade a capacitação de servidores e gestores públicos de 90% dos municípios brasileiros – pretende formar Agentes de Governança em 5 anos. Para alcançar essa meta, o programa foi organizado em 5 iniciativas: 1 . Programa de Governança Municipal; 2. Formação de Agentes de Governança Pública; 3. Mentorias; 4. Índice de Governança Municipal (IGovM); 5. Prêmio PRONAGOV.


Outra novidade: toda a parte de treinamento do programa pode ser feita em qualquer lugar do Brasil a qualquer hora pela internet. As etapas serão implantadas e realizadas em ciclos anuais, ao longo destes 5 anos de projeto. Então, se você também entende que as boas práticas de governança fazem com que a sociedade seja melhor atendida, não fica fora dessa!


Para saber mais, acesse nossa última matéria sobre o PRONAGOV aqui.


Assessoria de Comunicação do IGCP

bottom of page