top of page
LOGO F B.png

A RGB é uma Associação que trabalha em Rede, qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da Governança.


Está em nosso DNA o trabalho colaborativo, pois queremos promover uma sociedade mundial mais próspera e íntegra por meio do fomento aos mecanismos de Governança Pública: Liderança, Estratégia e Controle.


Nosso corpo de voluntários, com habilidades multi e interdisciplinares, oriundo de todas as esferas, públicas e privadas, incluindo: Federal, Estadual, Distrital e Municipal, vêm realizando trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública e privada mais íntegra, efetiva, eficaz e eficiente, objetivando transformar o Brasil e o Mundo.


SOBRE
Design sem nome (6).png
Mulher com tablet
Da Governança à Esperança

MISSÃO

 Disseminar, fomentar e apoiar a implantação da Governança Pública e Privada no Brasil e na América Latina, com integração, estimulando a cultura da Governança na sociedade. 

VISÃO

Ser reconhecida como uma entidade que fomenta a implantação da Governança Pública e Privada, no Brasil e na América Latina, de forma íntegra, ética, transparente e com foco na entrega de valor à sociedade, contribuindo para o aumento da competitividade e do desenvolvimento social e econômico de maneira sustentável.

PROPÓSITO

Promover um Estado que execute suas políticas públicas baseadas em entregas efetivas à sociedade, capaz de disseminar as boas práticas de Governança de forma próspera à administração pública e privada.

VALORES

I - Proativismo: Comprometimento com a capacitação de agentes públicos, o desenvolvimento e a disseminação das boas práticas de governança em todos os entes federados, órgãos, secretarias, autarquias, fundações e na sociedade brasileira e estrangeira;

 

II - Diversidade: Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões;

III - Colaborativismo: Os participantes da Rede de Governança Brasil trabalham de forma colaborativa, prezando pelo espírito cooperativo para promover de forma institucional as boas práticas de Governança Pública; e 

IV - Coerência: Harmonia entre os princípios da Governança Pública, Confiabilidade, Transparência, Integridade, Prestação de Contas (accountability), Capacidade de Resposta e Melhoria Regulatória.

ORGANOGRAMA
organograma 24.4.png
ORGANOGRAMA
Portfolio%20Completo-1_edited.jpg
LOGO B FT.png
FAÇA PARTE

HISTÓRIA DA RGB

A Rede Governança Brasil foi criada por João Augusto Ribeiro Nardes juntamente com o seu assessor, Luís Afonso Gomes Vieira, e sua filha, Cristiane Nardes Farinon, em sete de julho de 2019. O primeiro encontro do grupo foi realizado no dia vinte sete de agosto do mesmo ano, em Brasília. Na ocasião, havia poucos integrantes.

 

A RGB surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública. Augusto Nardes sentiu que somente o seu trabalho, na tentativa de disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo de porta em porta nos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além dos livros publicados sobre o tema, não eram suficientes, precisava de uma rede de contatos que apoiasse a causa junto com ele. Foi com esse propósito que foi fundada a Rede Governança Brasil, a fim de ganhar capilaridade no país, chegar aos estados e municípios com a metodologia.

Nardes notou, ao longo da sua jornada, que, muitas pessoas, inclusive ele, enfrentavam diariamente o desafio de trabalhar com governança e integridade. Foi nessa busca diária que as pessoas interessadas em entrar para o movimento foram surgindo, uma pessoa foi passando a mensagem para a outra, e assim a rede foi crescendo de forma rápida.

Hoje a RGB está presente em 26 estados e no Distrito Federal/DF. E em 9 países, Brasil, Portugal, Peru, Argentina, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão e Chile, tendo quase 600 voluntários trabalhando de forma colaborativa por um país melhor. Todos os colaboradores passam por um filtro, em que é avaliado se os interessados em participar possuem mesmo ligação forte com a governança e, principalmente, se poderão contribuir para os trabalhos voluntários, pois isso requer investir um certo tempo e dedicação.

Ainda hoje a RGB com todos os seus voluntários vem realizando trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública mais íntegra e eficiente, todos os dias, seus colaboradores trabalham para transformar o Brasil.

2%20Logo%20sem%20slogan_edited.png
LOGOTIPO 2019
LOGOTIPO 2021
LOGO F B.png
HISTÓRIA
DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
DOC P DOWNLOAD
CONHEÇA NOSSOS ASSOCIADOS
1.png
2.png
Associados RGB (1).png
bottom of page