História da RGB

A Rede Governança Brasil foi criada por João Augusto Ribeiro Nardes juntamente com o seu assessor, Luís Afonso Gomes Vieira, e sua filha, Cristiane Nardes Farinon, em sete de julho de 2019. O primeiro encontro do grupo foi realizado no dia vinte sete de agosto do mesmo ano, em Brasília. Na ocasião, havia poucos integrantes.

 

A RGB surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública. Augusto Nardes sentiu que somente o seu trabalho, na tentativa de disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo de porta em porta nos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além dos livros publicados sobre o tema, não eram suficientes, precisava de uma rede de contatos que apoiasse a causa junto com ele. Foi com esse propósito que foi fundada a Rede Governança Brasil, a fim de ganhar capilaridade no país, chegar aos estados e municípios com a metodologia.

Nardes notou, ao longo da sua jornada, que, muitas pessoas, inclusive ele, enfrentavam diariamente o desafio de trabalhar com governança e integridade. Foi nessa busca diária que as pessoas interessadas em entrar para o movimento foram surgindo, uma pessoa foi passando a mensagem para a outra, e assim a rede foi crescendo de forma rápida.

Hoje a RGB está presente em 22 estados e no Distrito-Federal / DF. E em 4 países, Brasil, Argentina, Portugal e Itália, tendo quase 200 voluntários trabalhando de forma colaborativa por um país melhor.  Todos os colaboradores passam por um filtro, em que é avaliado se os interessados em participar possuem mesmo ligação forte com a governança e, principalmente, se poderão contribuir para os trabalhos voluntários, pois isso requer investir um certo tempo e dedicação.

Ainda hoje a RGB com todos os seus voluntários vem realizando trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública mais íntegra e eficiente, todos os dias, seus colaboradores trabalham para transformar o Brasil.

Quem Somos

SOMOS uma REDE colaborativa e qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores e técnicos, professores, especialistas e sociedade, que de forma conjunta trabalham em prol da Governança na Administração Pública.


Está em nosso DNA o trabalho colaborativo, pois queremos promover uma sociedade brasileira mais próspera e íntegra por meio da promoção dos mecanismos de Governança Pública: Liderança, Estratégia e Controle.

 

Somos um time otimista que trabalha pelo BRASIL. Colaboradores, técnicos e gestores, profissionais oriundos de diversas áreas, tornando-nos uma equipe multidisciplinar e de servidores de todas as esferas: Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

 

Acreditamos e lutamos por um país melhor. Da Governança à Esperança!

Nossa Visão

Nossa Missão

Disseminar a Governança Pública no Brasil e na América Latina, com integração, estimulando a implantação da política em todas as esferas: Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e também nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Trabalhamos para transformar a Administração Pública.

Ser reconhecida como uma entidade que fomenta a implantação da Governança Pública no Brasil de forma íntegra, ética, transparente e com foco na entrega de valor à sociedade, contribuindo para um país mais competitivo e desenvolvido socialmente e economicamente de maneira sustentável.

Nosso Propósito

Promover um Estado que execute suas políticas públicas baseadas em entregas eficientes, eficazes e efetivas à sociedade, capaz de disseminar as boas práticas de Governança Pública de forma próspera à Administração Pública.

Nossos Valores

I - Proativismo: Comprometimento com a capacitação de agentes públicos, o desenvolvimento e a disseminação das boas práticas de governança em todos os entes federados, órgãos, secretarias, autarquias, fundações etc;

 

II -  Independência: Soberania nos princípios, zelo pela imagem e imparcialidade em face de quaisquer grupos de interesse;

 

III - Diversidade: Valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões;

 

IV - Colaborativismo: Os participantes da Rede de Governança BRASIL trabalham de forma colaborativa, prezando pelo espírito cooperativo para promover de forma institucional as boas práticas de Governança Pública; e 

 

V - Coerência: Harmonia entre os princípios da Governança Pública, confiabilidade, transparência, integridade, prestação de contas (accountability), capacidade de resposta e melhoria regulatória.

Nosso Código de Conduta

Nosso Código de Conduta aqui.

Planejamento Estratégico

Nosso Planejamento Estratégico aqui.

Portfólio RGB

Nosso Portfólio aqui.

Relatório

Nosso Relatório aqui.

Coordenação

A ordenação para o desenvolvimento do Brasil será constituída não de um único ato normativo, mas por meio de ação e coordenação, que em conjunto serão trarão de volta a esperança.

O nosso trabalho é organizado por meio de câmaras e comitês:

Câmara_Interface_Brasil.jpeg

Atuar em prol da governança pública nas esferas federal, estadual, municipal e no Distrito Federal, e nos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, focando em relações que fortaleçam a construção de um país que seja capaz de mudar sua cultura. A Interface Brasil age objetivando incentivar a adesão dos mecanismos da política de governança em todas as instituições.

Coordenadores:

Cristiano Heckert, Daniel Catelli, 

Severiano Costandrade,

Gyselli Souza, Marcelo Barros e

José Vidal.

Câmara Eventos e capacitação.jpeg

Fomentar os trabalhos da rede de forma colaborativa com foco no desenvolvimento de eventos e capacitação para a promoção da governança pública pelas instituições brasileiras. Promover cursos com a referência bibliográfica do TCU – Tribunal de Contas da União, gerando uma homogeneidade em âmbito nacional.

Coordenadores:

Cristiane Nardes, Marcelo Becker

Andreia Rego, Dacy Ribeiro, 

Eduardo Parecêncico, Weskley Rodrigues, Thais Maya, Lucio Filho

Câmara PL.jpeg

Aprovar Projeto de Lei da Governança Pública para que, em convergência com os interesses do país, da nação, a Governança seja o parâmetro norteador do princípio da eficiência na Administração Pública. Com isso o movimento deve intensificar a atuação da Rede por intermédio da sensibilização da alta administração que governa o País. A aprovação do PL é importante, sendo essa câmara uma das mais estratégicas da rede, pois com esse resultado a governança passará a ser vista como uma política de Estado.

Coordenadores:

João Benício, Érika Nassar e

Almir Nascimento Lima.

Comitê Governança na Prática.png

Tem a missão de aprimorar o desenvolvimento das melhores práticas de governança de forma contínua e progressiva na esfera pública a fim de sensibilizar autoridades, órgãos e instituições sobre a importância da sua aplicação. O objetivo é engajar os gestores públicos sobre o tema governança e é de suma importância compartilhar conhecimento técnico com os servidores que estão começando a trabalhar com a matéria, bem como debater ações estratégicas e definir meios para levar a pauta governança como solução para muitos gargalos da gestão pública e também dar suporte aos membros da RGB sobre como implementar e implantar a governança.

Coordenadores:

Welles Abreu e Luana Lourenço

Comitê Anticorrupção.png

Tem o objetivo de fomentar e disseminar a implementação de políticas contra a corrupção e a adoção de programas de integridades efetivos, que reflitam os princípios da governança pública, tais como a integridade, a confiabilidade e a transparência

Coordenadores:

Mariana Montenegro , Vladia Pompeu e Antonio Leonel

Comitê_Gestão_de_Riscos.png

Tem o objetivo de fomentar ações voltadas ao fortalecimento da cultura de gestão de riscos nas organizações, atuando cooperativamente, de maneira a contribuir para o aprimoramento da governança nas instituições públicas.

Coordenadores:

Dacy Ribeiro, Ilana Ribeiro

Comitê_Controle_Externo.png

Tem o objetivo de disseminar a governança pública em todos os órgãos de controle externo, dar assistência e auxiliar tais organismos na construção, acompanhamento e execução de boas práticas, atuando em conjunto e colaboração, em âmbito nacional, com seus parceiros, vislumbrando a melhoria nas entregas dos serviços públicos.

Coordenadores:

Severiano Costandrade e Júlio Edstron.

Comitê Inovação.png

Tem como objetivo fomentar a implementação da governança pública a partir de soluções inovadoras. 

Coordenadores:

Flávio Feitosa e Weskley Rodrigues dos Santos.

Comitê_Desenvolvimento_Sustentável.jpe

Tem o objetivo de criar boas práticas para o desenvolvimento sustável e de uma política nacional de governança sustentável.

Coordenadores:

Luiz Oliveira e Luiz Piaulino.

Comitê Educação.png

Missão: Sensibilizar e contribuir para que autoridades e dirigentes de órgãos e instituições públicas do setor de ensino priorizem o desenvolvimento e a aplicação das boas práticas de governança, a fim de que o interesse público e o bem-estar social sejam alcançados com maior eficiência e efetividade.

Objetivo principal: Engajar os agentes da área da educação brasileira sobre o tema governança, por meio de debates, palestras, entrevistas e capacitações, que possam subsidiar o estabelecimento de ações estratégicas e proposições de aprimoramento das políticas públicas capazes de promover melhorias e soluções ao sistema de ensino no Brasil.

Coordenadores:

Elise Brites e Adriano Freire.

Comitê Saúde.png

Tem o objetivo de desenvolver ações nacionais e internacionais por meio de melhores práticas da governança pública a fim de melhorar as políticas públicas da saúde brasileira.

Coordenadores:

Mauro Sparta e Nise Yamaguchi.

Comitê_Estatais.png

Tem o objetivo de produzir e/ou disseminar conhecimento sobre a boa governança, propagar boas práticas e mecanismos de gestão para a tomada de decisão aplicáveis às estatais brasileiras.

Coordenadores:

Márcio Medeiros e André Kuhn.

Comitê_Infraestrutura_e_Logística.png

Tem como objetivo de, referenciando-se nos preceitos de ESG, estruturar e sugerir a órgãos públicos, agências reguladoras e stakeholders, ferramentas que propiciem governança capaz de garantir integridade dos processos nas áreas de logística e infraestrutura.

Coordenadores:

Menzel e José Luis Vidal.

Comitê Administração.png

Tem o objetivo de deliberar assuntos pertinentes à administração geral da RGB e aprovar demandas de maneira democrática, visando sempre o melhor desempenho para a disseminação da governança pública em âmbito nacional.

Coordenadores:

Marcos Mattos e Marcelo Becker.

Tem o objetivo de criar estratégias para projetar a RGB internacionalmente, em especial nos países da América Latina.

Coordenadores:

Marcelo Becker

GT Estudos.png

Tem o objetivo de discutir e elaborar artigos e periódicos sobre governança, gestão de riscos e compliance, bem como criar a “Revista RGB” com as produções científicas da rede.

Coordenadora:

Regina Luna

GT_Cartilha_da_Governança.jpeg

Descrição: tem o objetivo de elaborar uma cartilha sobre governança focado nos municípios brasileiros como material educativo facilitador da aprendizagem da política de governança pública.

Coordenadora:

Douglas Avidikian, Elena Garrido e Claudio Sarian, Luciane Pacheco

Douglas Avidikian, Elena Garrido e Claudio Sarian, Luciane Pacheco

GT_Site_e_Mídias.png

Tem o objetivo de realizar a gestão do site da RGB e suas mídias sociais, bem como elaborar, revisar e propor sugestões para as peças de comunicação da RGB que são veiculadas no site e nas redes digitais, e também avaliar e monitorar a circulação dessas informações em seus grupos de aplicativos.

Coordenadores:

Marcelo Becker

GT_Imprensa_e_Comunicação.png

Tem o objetivo de gerenciar o relacionamento da RGB com a imprensa, a comunicação de notícias da rede em diferentes veículos de imprensa.

Coordenadores:

Camila Pozzer e Marcelo Becker

GT_Relatórios_de_Gestão.png

Tem o objetivo de produzir relatórios anuais das atividades da Rede Governança Brasil com o intuito de prestar contas aos voluntários, autoridades e interessados na matéria, dando mais transparência às ações do movimento.

Coordenadores:

Douglas Avedikian

GT_Voluntários.png

Tem o objetivo de aprovar a entrada de novos voluntários ao movimento, analisando os currículos dos profissionais interessados em contribuírem de forma voluntária com a rede através de força de trabalho em prol da disseminação da governança pública no país.

Coordenadores:

João Augusto Nardes, Cristiane Nardes, Marcos Mattos e Marcelo Becker

GT Produção de Relarório Anual.png

Tem o objetivo de produzir relatórios anuais das atividades da Rede Governança Brasil com o intuito de prestar contas aos voluntários, autoridades e interessados na matéria, dando mais transparência às ações do movimento.

Coordenadores:

Douglas Avidikian, Ariene Castro e Pryscilla Araujo

GT Agenda.png

Coordenar todos os assuntos que envolvam presença das autoridades da rede, principalmente nos eventos, sejam presenciais como virtuais.

Coordenadores:

Cristiane Nardes, Marcos Mattos e Marcelo Becker