top of page

MENTORIA PARA PREFEITURAS E CÂMARAS DE VEREADORES DE MUNICÍPIOS

O que é mentoria?

Mentoria é um processo de aceleração de carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de atuação desejada. É realizada por meio da relação mentor-mentorado¹ e diz respeito ao processo de desenvolvimento profissional e de carreira que se opera através do trabalho conjunto entre dois profissionais. 

Sendo assim, o Programa de Mentoria é destinado destinado a gestores públicos previamente selecionados, por meio de suas Prefeituras, Câmaras, dentre outros. Se objetiva na busca de promover as boas práticas da governança, tendo como base a Cartilha Pública Municipal – Transformando sua Administração, lançada ano passado pela RGB em parceria com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público – IGCP e Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul – TCEMS.

Bússola.png

O programa de Mentoria

Princípios

Idealmente, para obtenção de resultados efetivos nas entregas à sociedade e às partes interessadas, é essencial que os órgãos públicos e o terceiro setor contem com servidores e colaboradores que possuam conhecimento técnico aplicado à governança. Apesar de não ser requerido, necessariamente, que gestores possuam formação em Administração, Gestão ou Governança, torna-se imprescindível que tenha alguém com esse perfil em seu staff, a fim de que possa liderar ou apoiar na consecução de práticas de governança, essencial para alcançar, de maneira eficiente e efetiva, os objetivos organizacionais. 

Como uma sólida estrutura de governança requer uma equipe multidisciplinar e exige habilidades e  competências que movem, por vezes, atividades com alto nível de complexidade, entende-se que  a passagem de arcabouço teórico e prático específico deve ser realizada para alguém que siga a  trilha apresentada por este Guia, especialmente capacidade técnica e política, comprometimento e  espírito público, de modo a garantir a efetivação, continuação e perenidade ao conhecimento  adquirido. Nesse cenário, a função da mentoria será a de orientação, capacitação e apoio aos  gestores no alcance desses objetivos.

Nesse sentido, cumpre destacar os princípios basilares para esse programa de mentoria: 

  • Comprometimento da alta liderança; 

  • Confidencialidade;

  • Integridade;

  • Mente aberta, vontade aberta e coração aberto (Otto Scharmer);

  • Disciplina;

  • Engajamento;  

  • Compromisso de passar adiante os aprendizados adquiridos.

 

Fonte: Guia para programas de mentoria

Evolução

A Rede Governança Brasil iniciou o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras em 2021 explorando a Mentoria em Governança Pública para Municípios, contudo observamos que podemos ir além e colaborar com a aceleração em diversas áreas. 

Nesse sentido as Prefeituras que demonstraram melhor desempenho e dedicação na Mentoria em Governança Pública para Municípios serão indicadas para seguirem no processo, agora nas áreas mais técnicas e específicas.

Em 2023 além de atender Prefeituras nas mentorias especializadas, ofereceremos a mentoria em Governança Pública Municipal para Câmaras Municipais e outros gestores públicos.

Assim o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras contempla as seguintes áreas:

  • Governança Pública Municipal

  • Gestão de Riscos;

  • Compliance;

  • LGPD;

  • ESG Público, em breve.

PRONAGOV

Um programa que tem como finalidade a capacitação de servidores e de gestores públicos, com a meta de capacitar 90% dos municípios brasileiros, com o objetivo de formar Agentes de Governança formados pelos próximos 5 anos.

Para o PRONAGOV, com apoio da Rede Governança Brasil, o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público, mantenedor da RGB, desenvolveu uma metodologia exclusiva para apoiar prefeituras na implantação da política de governança. Essa metodologia já foi aplicada em mais de 40 municípios como forma de teste, encapsulada, tendo sete turmas fechadas. Durante dois anos, as mentorias sofreram diversas alterações, abordagens, a fim de gerar resultados concretos e criar um ecossistema assertivo na abordagem aos munícipes. No time de mentores estão os mais renomados técnicos, consultores, professores e autoridades, que fazem parte dos squads de atendimento. 

bottom of page