MENTORIA PARA PREFEITURAS BRASILEIRAS

O que é mentoria?

Mentoria é um processo de aceleração de carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de atuação desejada. É realizada por meio da relação mentor-mentorado¹ e diz respeito ao processo de desenvolvimento profissional e de carreira que se opera através do trabalho conjunto entre dois profissionais. 

Sendo assim, o Programa de Mentoria é destinado a Prefeituras previamente selecionadas, na busca de promover as boas práticas da governança, tendo como base a Cartilha Pública Municipal – Transformando sua Administração, lançada ano passado pela RGB em parceria com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público – IGCP e Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul – TCEMS.

Bússola.png

O programa de Mentoria

Princípios

Idealmente, para obtenção de resultados efetivos nas entregas à sociedade e às partes interessadas, é essencial que os órgãos públicos e o terceiro setor contem com servidores e colaboradores que possuam conhecimento técnico aplicado à governança. Apesar de não ser requerido, necessariamente, que gestores possuam formação em Administração, Gestão ou Governança, torna-se imprescindível que tenha alguém com esse perfil em seu staff, a fim de que possa liderar ou apoiar na consecução de práticas de governança, essencial para alcançar, de maneira eficiente e efetiva, os objetivos organizacionais. 

Como uma sólida estrutura de governança requer uma equipe multidisciplinar e exige habilidades e  competências que movem, por vezes, atividades com alto nível de complexidade, entende-se que  a passagem de arcabouço teórico e prático específico deve ser realizada para alguém que siga a  trilha apresentada por este Guia, especialmente capacidade técnica e política, comprometimento e  espírito público, de modo a garantir a efetivação, continuação e perenidade ao conhecimento  adquirido. Nesse cenário, a função da mentoria será a de orientação, capacitação e apoio aos  gestores no alcance desses objetivos.

Nesse sentido, cumpre destacar os princípios basilares para esse programa de mentoria: 

  • Comprometimento da alta liderança; 

  • Confidencialidade;

  • Integridade;

  • Mente aberta, vontade aberta e coração aberto (Otto Scharmer);

  • Disciplina;

  • Engajamento;  

  • Compromisso de passar adiante os aprendizados adquiridos.

 

Fonte: Guia para programas de mentoria

Evolução

A Rede Governança Brasil iniciou o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras em 2021 explorando a Mentoria em Governança Pública para Municípios, contudo observamos que podemos ir além e colaborar com a aceleração em diversas áreas. 

Nesse sentido as Prefeituras que demonstraram melhor desempenho e dedicação na Mentoria em Governança Pública para Municípios serão indicadas para seguirem no processo, agora nas áreas mais técnicas e específicas.

Assim o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras contempla as seguintes áreas:

  • Governança Pública Municipal

  • Gestão de Riscos;

  • Compliance;

  • LGPD;

  • ESG Público, em breve.