top of page

Prefeitura de Santo Ângelo/RS adere à mentoria da Rede Governança Brasil e avança na modernização da gestão pública

  • 25 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Fonte: Ricardo630 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0
Fonte: Ricardo630 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Santo Ângelo é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, com população estimada em 76.917 pessoas, segundo o Censo de 2022. Os principais setores econômicos do município são na agropecuária. Os produtos agrícolas mais importantes do município são soja, milho e trigo. O município possui cultura fortalecida, com base na diversidade de etnias que se estabeleceram com os imigrantes vindos de várias localidades especialmente de origem alemã, italiana, espanhola e portuguesa.


Em mais um reflexo do compromisso com a modernização da gestão, a Prefeitura de Santo Ângelo/RS aderiu recentemente uma série de sessões de mentoria em Governança Pública, oferecidas pela Rede Governança Brasil em parceria com o Instituto Latino‑Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).

 

A primeira sessão, realizada no dia 30 de setembro de 2025, reuniu servidores municipais em um encontro exclusivo com mentores da RGB, no âmbito do Programa Nacional de Governança Pública (PronaGov). Os encontros terão duração até setembro de 2026 com o objetivo de apoiar a Prefeitura na adoção de práticas de liderança, estratégia e controle, elevando a eficiência, a transparência e a responsabilidade na administração. Inicialmente os servidores participarão do Curso de Governança Municipal do Programa Nacional de Governança Pública (PronaGov) e será dado continuidade as sessões da mentoria.


A iniciativa representa uma mudança estrutural, consolidando a infraestrutura técnica para uma gestão pública responsável e comprometida com a comunidade.

 

O que a mentoria trará para Santo Ângelo?


  • Eficiência fortalecida: a mentoria provê ferramentas para tomada de decisões mais ágeis e embasadas;

  • Aplicação de gestão riscos alinhada ao planejamento estratégico;

  • Compromisso com a transparência: a adoção de compliance e indicadores reforça a prestação de contas;

  • Capacitação contínua: servidores municipais aprimoram habilidades em governança e planejamento estratégico;

  • Imagem positiva: o município se destaca com postura proativa e alinhada às melhores práticas da gestão pública brasileira.


Próximos passos


A programação prevê ainda sessões ao longo dos próximos 12 meses, com acompanhamento técnico permanente da RGB e IGCP. A expectativa é que, ao final do ciclo, o município conte com uma governança institucionalizada que transcenda a atuação de governos e fortaleça o funcionamento da máquina pública em benefício da população.

 

Conclusão

 

Ao investir em mentoria especializada, Santo Ângelo envia um recado claro: a gestão municipal está disposta a evoluir continuamente, estruturando-se para operar com eficiência, transparência e responsabilidade. Trata-se de um avanço estratégico que promete consolidar uma cultura de governança comprometida com o desenvolvimento local.


Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB

bottom of page