top of page
Buscar

Inspirada por programa brasileiro, Argentina avança com as mentorias municipais


O sucesso do Programa de Mentorias para Prefeituras Brasileiras - realizado pela Rede Governança Brasil (RGB), com apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) – tem chamado a atenção de muita gente; e agora, esse trabalho foi replicado por três municípios argentinos (localizados na Província de Jujuy): San Salvador, Palpalá e Yala.


O diplomata de carreira Almir Lima Nascimento, que atualmente exerce a função de diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (IPRI/FUNAG) - entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores – afirma que a criação do programa de mentorias da Rede de Governança Argentina (RGA) revelou-se uma iniciativa acertada e em sintonia com a elevação do desempenho do setor público em benefício da sociedade.


“O trabalho realizado nos municípios de San Salvador, Palpalá e Yala segue a linha do programa de mentorias da RGB para municípios brasileiros, que tem sido um dos principais êxitos da rede criada no Brasil em 2019. Dessa forma, o programa de mentorias brasileiro tem-se mostrado um instrumento de benchmarking, capaz de ser replicado em outras regiões, não apenas no Brasil, mas também em outros países, desde que feitas as devidas adaptações ao contexto local”, disse.


Ele também enfatizou outro ponto muito importante: que é preciso pensar na implantação de um sistema de governança calcado na identificação das demandas da população, na implementação de um planejamento estratégico dotado de indicadores, mecanismos de controle, no estabelecimento de diálogo entre setor público e sociedade, além de uma gestão fundada na transparência e na accountability (prestação de contas) dos gestores e servidores públicos.


De acordo com um dos fundadores da Rede Governança Argentina, Anibal Kohlhuber, o Programa de Governança Municipal está apenas começando. Ele conta que esse compromisso com a Governança iniciou em 2022, sob coordenação de Marcelo Genzel, quando foi feito um trabalho de sensibilização e de entendimento dos conceitos.


“Começamos a falar a importância de planejar estrategicamente, de fazer um plano operativo, de termos sistemas de prestação de contas, de controle e também de aplicação das práticas e políticas de integridade. Os prefeitos ficaram muito comprometidos. Nós até demos um certificado de reconhecimento por este compromisso! E, agora, neste ano, nós vamos para prática, vamos fazer o planejamento estratégico”, enfatizou.


Anibal Kohlhuber disse, ainda, que a ideia é que mais municípios argentinos façam parte do programa neste ano. E no Brasil não será diferente!


Sabemos que no âmbito federal e estadual é possível contar com maior disponibilidade de recursos técnicos, logísticos e de pessoal, mas não podemos dizer a mesma coisa no âmbito municipal, ainda mais naqueles municípios de menor porte, que são a maioria. Por isto, vem aí o PRONAGOV, que pretende capacitar servidores e gestores públicos de 90% dos municípios brasileiros. A ideia é formar Agentes de Governança em 5 anos. Para saber mais, clique aqui.


Assessoria de Comunicação do IGCP

bottom of page