Buscar

Em parceria com a RGB, TJMG promove o I Fórum de Governança do Poder Judiciário


Foto: Fórum de Governança


No evento, considerado um marco para as discussões sobre o assunto, envolve a Rede de Governança Brasil


Na próxima quinta-feira (11/11), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais irá promover o “1º Fórum de Governança no Poder Judiciário: a Experiência na Prática”, evento organizado em parceria com a Rede Governança Brasil.


Esse é o primeiro encontro dos tribunais de justiça brasileiros para discutir as práticas adotadas no Judiciário para avaliar, direcionar e monitorar os resultados do trabalho prestado à sociedade. Durante o evento, serão publicadas as diretrizes de governança propostas para o Judiciário. O documento foi elaborado pelos voluntários que integram o comitê do sistema de justiça da Rede Governança Brasil.


A programação começa às 10h e será encerrada às 18h. Na parte da manhã, o fórum terá pronunciamentos e palestras feitos presencialmente e com transmissão on-line.


A abertura do evento será feita pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes. Está previsto também a exibição de um vídeo com pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux.


Em seguida , às 10h40, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, fará a palestra “A Governança Colaborativa entre os Órgãos do Sistema de Justiça Brasileiro”.

À tarde, as palestras e debates serão transmitidos ao vivo pelo canal do TJMG no YouTube. A programação é voltada para a governança no sistema de justiça com um todo, envolvendo, por exemplo, instituições públicas como Defensoria Pública, Ministério Público e procuradorias estaduais.


O TJMG fará a apresentação de cases de sucesso no Judiciário mineiro, que é referência no País na implementação de uma política de governança. Serão apresentados o Programa de Integridade do Tribunal mineiro, lançado em 2018, e o Espaço Lapidar, que é uma central de monitoramento integrado, inteligência e inovação do TJMG.


O Lapidar foi inaugurado em junho deste ano e é um espaço destinado à coleta e tratamento de dados e informações de maneira estratégica, permitindo o diagnóstico de cenários e a tomada de decisões de forma ágil e eficiente.


Ao adotar práticas alinhadas à política de governança, o TJMG promove ações voltadas à liderança, à estratégia e ao controle. A estratégia de atuação precisa envolver a alta administração e as lideranças e ser alvo de monitoramento permanente para que os resultados balizem o planejamento e a execução do trabalho, o que garantirá a efetividade da atuação.


O “1º Fórum de Governança no Poder Judiciário: a Experiência na Prática” é aberto ao público. A programação completa está no Portal TJMG.


Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

(31) 3306-3920


imprensa@tjmg.jus.br


instagram.com/TJMGoficial/

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial



Links em rosa:


Diretrizes para o Judiciário – https://www.rgb.org.br/post/diretrizes-de-governan%C3%A7a-no-sistema-de-justi%C3%A7a


Rede Governança Brasil – https://www.rgb.org.br/


Canal do TJMG no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCEJIjSFQXAoQiI0J3NT6H0Q


Programação do evento – https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/acoes-e-programas/programa-de-integridade.htm#.YYrHIGDMK3B



Fonte: Ascom TJMG