Buscar

Temas da atualidade são debatidos em Seminário de Governança Municipal em Porto Alegre


Foto: Seminário de Governança Municipal


A cidade de Porto Alegre sediou na tarde de segunda-feira (11.04) o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos – Edição Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), com a participação de autoridades locais e membros da RGB.


O seminário debateu temas relevantes da atualidade como transformação administrativa, mecanismos de liderança estratégia e controle, além de entregar o Códigos de Boas Práticas em Governança Pública e o certificado do Programa de Mentoria para Prefeitos para o município de Canguçu (RS).


A coordenadora do Comitê Mulheres na Governança e mentora Programa de Mentoria para Prefeituras da RGB, Viviane Obadowski, apresentou o projeto que tem a missão de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança. “É uma grande alegria estar aqui para apresentar para vocês o trabalho da Rede Governança Brasil, onde a gente consegue colocar a mão na massa junto aos líderes das prefeituras”, disse.


Governança e administração pública


O embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, ministrou a palestra “Governança Pública Municipal - Transformando Administração”, que dialogou sobre o processo de implantação da governança, criação da RGB, auditorias coordenadas, entre outros assuntos.


Segundo ele, o segredo da governança é estabelecer os pilares da administração e planejamento estratégico para priorizar os temas que são fundamentais à sociedade. “Por que eu escolhi a governança? Eu cheguei à conclusão que não podemos continuar com amadorismo que vivemos no Brasil, de fazer as coisas de última hora, o chamado ‘jeitinho brasileiro’, não dá para fazer isso e competir”, disparou o ministro.


Com a temática “O que é Governança e quais seus mecanismos”, o coordenador do Comitê de Governança das Contratações da RGB, Paulo Alves, explanou sobre a participação dos entes da administração no processo de governança. “Quem não sabe onde quer chegar, não gera resultados para o cidadão”, afirmou.


Foto: Palestra ministro Augusto Nardes


Estratégia, liderança e controle


“Estratégia para rodar a governança nos municípios” foi o tema do chefe da Área de Planejamento Estratégico, Projetos, Compliance e Gestão de Riscos do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e diretor de assuntos estratégicos da RGB, Douglas Avedkian, que trouxe notícias para provocação do público. “A responsabilidade de implementar a estratégia é da liderança”, explicou.


E a “Liderança & Governança Pública” foi o tópico central da Assessora Especial da Advocacia-Geral da União (AGU) e associada benemérita da RGB, Vládia Pompeu.


Daniel Catelli, Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Meio Ambiente e coordenador do Comitê de Governança na Agropecuária da RGB, finalizou o ciclo de palestras com o tema “Controle, o terceiro pilar da Governança”. Conforme Catelli, o controle não está apenas para denunciar e corrigir ilegalidades, mas também para entregar resultados consistentes, sendo um dos mecanismos a gestão de riscos.



Fotos: Membros da RGB


Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos


O seminário tem o objetivo de disseminar o conhecimento da governança pública como referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais, de modo que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos, sustentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados.


O evento também contou com sorteios de brindes do Banco do Brasil e foi transmitido, ao vivo, pelos os canais do YouTube da Famurs e RGB. O próximo Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos acontecerá no dia 26 de maio, em Campo Grande (MS).



Assessoria da imprensa da RGB