top of page
Buscar

Embaixador da RGB destaca proteção de dados durante a 4° Edição do Conexidades em Olímpia



Foto: 4 ° Edição do Conexidades


O Embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB) e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, participou na manhã de sexta-feira (26.11) da 4 ° Edição do Conexidades, que aconteceu na Estância Turística de Olímpia, entre os dias 23 a 27 de novembro. Criado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), a proposta do evento é discutir temas relevantes e de interesses dos municípios, com respostas e ações direcionadas.


Com a palestra “Governança e Lei de Proteção de Dados”, o ministro do TCU explanou sobre vários assuntos que englobam o contexto da governança: desafios do desenvolvimento, auditoria da LGPD, decreto 9203/2017 e atuação da RGB.


Nardes deu inicio a temática destacando toda a trajetória da implantação da governança no país. “O Tribunal de Contas não pode só ficar na zona de conforto e os TCEs também de apenas multar prefeitos e governadores. Tem que ensinar a fazer prevenção, orientar como fazer e não somente fazer punição”, destacou sobre a criação dos indicadores pelo o TCU desde 2013/14.


Em outro momento do painel, o embaixador da RGB retratou a educação do país dentro da pandemia e seus desdobramentos. Umas das indagações de Nardes foi como a educação pode atender as demandas tecnológicas. “Para onde vai? Pesquisa e inovação é fundamental, sem elas não tem como avançar uma nação”, pontuou. E acrescentou: “Se não melhorar a governança da nação, da tecnologia, do todo, nós não teremos como comandar e ter liberdade, autonomia na nossa vida.”


Auditoria LGPD


Ele falou de ser relator de uma matéria no TCU, no qual analisa cerca de 382 organizações públicas federais para a adequação da LGPD. “A ideia é tentar organizar isso para que o país possa preservar os dados do cidadão”, explicou.


Durante a apresentação da palestra, Nardes mostrou a dimensão da análise realizada por ele, e revelou aos participantes do evento que somente 2% do cuidado com os dados estão aprimorados. “Ainda não tem organização no país, estamos começando...Estou escrevendo livro sobre dados para pessoas saberem que está acontecendo, já que tem uma lei nacional e quem faz a regulamentação somos nós”, disse.


Temas do 4° Conexidades


Vários temas foram debatidos durante o 4° Conexidades: A preservação do meio ambiente; Os avanços com o Novo Marco Regulatório; Redefinição do Papel do Estado na Ordem Econômica; Fomento à Agricultura ; Fomento ao Turismo Interno. Valorização do Papel Econômico Social das micro e pequenas empresas; Cidade sem Papel, Cidades Consorciadas e Conectadas; Descentralização Administrativa e a partir da Nova Regionalização do Estado.


O encontro foi transmitido ao vivo pelo o canal do YouTube da UVESP.



Assessoria de imprensa da RGB




bottom of page