Buscar

Conheça as principais plataformas com conteúdo sobre governança no Brasil


Fonte: imagem ilustrativa

Aos cidadãos que acompanham os indicadores da governança púbica e privada no país, a Rede Governança Brasil (RGB) orienta sobre as principias plataformas de instituições públicas e privadas que disponibilizam pesquisas, publicações gratuitas e dados sobre o assunto nas esferas de governos federal, estadual e municipal que podem ser consultadas na internet.

O Conselho Federal de Administração (CFA), por exemplo, mostra o Diagnóstico Brasil IGM-CFA, uma publicação que traz dados específicos de cada estado de forma didática e direta. Os gestores públicos terão acesso a uma análise profunda de cada indicador do IGM, além de um ranking dos melhores municípios. As informações estão disponíveis no site www.igm.cfa.org.br e os profissionais de administração e gestores públicos têm direito ao acesso exclusivo com informações complementares, voltados para a gestão pública como cartilhas, guias, casos de sucesso, entre outras publicações.

Já o portal Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza uma pesquisa sobre o cenário da Covid-19 nas cidades brasileiras, com destaque para o levantamento sobre a redução significativa na ocupação de leitos de UTI no país.

Na página do Tribunal de Contas da União estão disponíveis a terceira edição do Referencial Básico da Governança Organizacional (2020), o livro “10 Passos para a Boa Governança” (edição 2021) e o Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas - iGG 2021, que aponta a aplicação do questionário do iGG deste ano, realizada entre 10 de maio e 18 de junho.

Segundo o TCU, os dados foram coletados e estão em tratamento. Em breve, a instituição colocará os resultados do trabalho na plataforma. O órgão de controle externo disponibiliza também uma série de publicações sobre governança pública em diferentes perspectivas. Há, ainda, um espaço no site sobre boas práticas na gestão de recursos púbicos pelo programa “TCU + Cidades”, que apoia a gestão municipal responsável.

Na plataforma do governo federal (www.gov.br), por meio da Secretaria de Governo Digital, há o material virtual do “Programa de Governança em Privacidade”, com base da Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018. O cidadão pode consultar também um Guia da Politica de Governança Pública, publicado em 2018.

Na plataforma da Casa Civil do Distrito Federal (www.casacivil.df.gov.br), visualiza o Decreto Nº 39736/2019, que trata da Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Segundo o governo do Distrito Federal, a ideia de se instituir a politica de governança surgiu da percepção de que é necessário um maior alinhamento entre as ações realizadas pelos órgãos que compõem a Administração Pública Distrital e para a governança seja uma realidade no Governo e tenha suas informações disseminadas.

Referência nacional, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) detém um rico acervo em seu Portal do Conhecimento, com destaques para as seções IBGC Código, IBGC Opina, IBGC Orienta, IBGC Segmentos, IBGC Pesquisa e IBGC Discute.

Por fim, com apenas dois anos de existência, a RGB tem intensificado a sua produção de conteúdo, com a Cartilha sobre Governança Municipal, artigos e releases especializados no tema e a já consagrada coluna RGB Entrevista, que soma mais de 40 entrevistados com abordagens diferenciadas sobre governança nas esferas pública e privada. Para conhecer mais sobre a RGB acesse o site www.rgb.org.br.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato: imprensa.rgb@gmail.com

(61) 9811-6788 e (65) 99619-6788.