top of page

Augusto Nardes, Embaixador da RGB e Ministro do TCU, visita a Escola de Guerra Naval e destaca a integração entre Governança e Defesa Nacional

  • Foto do escritor: RGB
    RGB
  • há 13 horas
  • 4 min de leitura
ree

A Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu, no dia 03 de outubro, o Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), para uma visita institucional que reforçou a integração entre a governança pública e o pensamento estratégico da Defesa Nacional. O ministro foi recebido pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Leite Cypriano Neves, acompanhado de oficiais das três Forças Armadas, docentes, empresários e discentes da Escola, em um encontro que evidenciou a importância da cooperação entre instituições de Estado voltadas à boa gestão, transparência, inovação, defesa e segurança do país. Na ocasião, o Ministro proferiu a palestra “Governança Pública: o Desafio do Brasil”, na qual abordou os avanços, desafios e a necessidade de alinhamento entre governança, ética e estratégia para o fortalecimento das instituições nacionais.


Na sequência, o ministro conheceu as instalações do Centro de Jogos de Guerra da EGN, ferramenta imprescindível para a formação dos oficiais da Marinha do Brasil, projetado para o desenvolvimento de capacidades do poder militar em ambientes de alta complexidade. O espaço alia pesquisa aplicada, sistema informatizado de simulações e planejamento nos níveis estratégico, operacional e tático, por meio de interações controladas que contribuem para o aperfeiçoamento da interoperabilidade entre asForças Armadas, o fortalecimento da capacidade nacional de resposta a crises, entre outros. O Ministro Nardes ressaltou a relevância da instituição e da Marinha do Brasil para o Estado brasileiro: “A Escola de Guerra Naval é uma instituição de inquestionável importância para a mentalidade marítima e para a segurança nacional. O trabalho desenvolvido no Centro de Jogos de Guerra é uma demonstração de como ciência, tecnologia, inovação, responsabilidade e governança pública podem caminhar juntas nabusca de soluções para os desafios que se impõem à Nação.”


O Almirante Cypriano destacou a oportunidade de contar com a presença do Ministro a bordo e o papel da EGN, em especial do Centro de Jogos de Guerra, como instrumento de ensino para pensar o preparo e emprego do poder naval brasileiro: “É importante para os nossos corpos docente e discente absorverem os conhecimentos e a experiência do Ministro Nardes, que labuta no TCU desde 20 de setembro de 2005,em torno das questões do controle externo e da governança em benefício da sociedade e engrandecimento crescente do Brasil no cenário mundial. Da mesma forma, a visita nos permitiu apontar a relevância que os órgãos da Marinha dão ao controle interno, tanto m sua estrutura administrativa como na formação de seu pessoal, muitos com mestrado e doutorado na área, visando ao aprimoramento constante e estreitamento de laços institucionais com aquele Tribunal. Destaca-se, ainda, nossa satisfação em poder apresentar uma parcela das capacidades inerentes ao Centro de Jogos da EGN, ferramenta que pode ser aplicada de forma ampla no preparo de militares e outros funcionários do Estado, nos mais diversos planejamentos voltados a operações com órgãos dentro e fora da Força.”


Na visita, o Ministro Nardes conheceu o Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), think tank com reconhecida contribuição na formulação de políticas marítimas e celebrou o alcance do CEPE para integrar futuras iniciativas voltadas à aproximação entre a Defesa e a Governança Pública, reforçando a importância da continuidade desse diálogo. O Almirante Zuccaro comentou a relevância do encontro: “A aproximaçãoentre as instituições de controle e as Forças Armadas fortalece o Estado brasileiro, com vistas à ampliação de sua capacidade militar, de forma a torná-la, o mais rápido possível, compatível com a estatura geopolítica do país e com a crescente volatilidade do sistema internacional. É na troca de experiências e na construção de indicadores e métricas assentados nas ameaças da atualidade e as identificáveis no horizonte de previsibilidade que se poderá visualizar a verdadeira dimensão do desafio que será dotaro Brasil do poder militar que lhe incumbe possuir.”


Esteve presente também o General de Divisão R/1 Ricardo Rodrigues Canhaci, Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), que recentemente firmou um Acordo de Cooperação Técnica entre a IMBEL e a Rede Governança Brasil (RGB) e destacou a importância da integração entre governança e defesa. “A IMBEL está comprometida com as melhores práticas de governança, buscando assegurar o mais alto nível de integridade corporativa e ética em sua atuação no mercado de Defesa eSegurança. A aproximação com a Rede Governança Brasil é a garantia para o crescimento sustentável e o fortalecimento da credibilidade da Empresa. Estar hoje na Escola de Guerra Naval, ao lado do Ministro Nardes, é testemunhar a união da boa governança com o compromisso nacional pela Defesa,  fundamentos que sustentam a soberania nacional”, afirmou.


O evento contou também com a presença do Diretor do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon, instituição mantenedora a Rede Governança Brasil (RGB). Em sua fala, Farinon destacou que a participação do IGCP na Escola de Guerra Naval simboliza a convergência entre os mundos civil e militar em torno de um propósito comum: o fortalecimento do Estado brasileiro. “A presença do IGCP neste ambiente reforça o valor da cooperação interinstitucional eevidencia o papel da Escola de Guerra Naval como espaço de excelência, capaz de unir conhecimento técnico, visão de futuro, compromisso ético e excelência acadêmica.” 


Em ato simbólico que marcou o encerramento da visita, o ministro assinou o Livro do Estabelecimento da Escola de Guerra Naval, registro reservado a visitantes ilustres que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento do pensamento estratégico e das relações institucionais da Marinha do Brasil.


A agenda foi marcada por debates de alto nível e demonstrações das capacidades do Centro de Jogos de Guerra, reafirmando o papel da Escola de Guerra Naval como instituição de excelência no país e umareferência na América Latina, destacando-se como promotora do debate em temas relevantes relacionados à Defesa, ao Estado, à Sociedade e à Governança Pública.


Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB (via Visão Jornal Moz)

Comentários


bottom of page