top of page
Buscar

Caravana da Governança passará por doze capitais em 2023


A Caravana da Governança vai passar, no total, por doze capitais neste ano. O intuito é levar conhecimento para o maior número de pessoas e transformar, definitivamente, os municípios brasileiros. O primeiro lugar por onde ela passou foi Belo Horizonte, Minas Gerais, na última sexta-feira (24), onde ocorreu o lançamento do Programa Nacional de Governança Público, o PRONAGOV. O programa de capacitação – que é online e gratuito – visa capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem agentes de governança.


No evento, o diretor de novos negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), disse que até 2027, o programa pretende impactar 80% da população brasileira e ter 10 mil agentes de governança formados em todos os estados brasileiros.


“Esse é o objetivo: impactar, com os resultados, 80% da população brasileira em cinco anos. A gente já fez isso em 31 municípios, e mais de três milhões de pessoas já foram impactadas pela governança pública. O principal foco do programa é fazer um Brasil melhor, com políticas públicas implantadas”, explicou Henrique Farinon.


O ministro do TCU, Augusto Nardes – que também faz parte da Caravana da Governança – citou um levantamento feito pelos tribunais de contas em todo o país, com 8 mil instituições. Segundo ele, apenas 14% das instituições municipais sabiam discernir entre os conceitos de liderança, estratégia e controle; nos Estados, esse percentual chega a 15%; e na União, 26%.


“Uma grande oportunidade de se reverter essa situação é aproveitar o início das novas gestões para difundir e capacitar as administrações e fazer com que elas consigam fazer funcionar a governança e a prestação de contas nos próximos quatro anos. Como está iniciando a gestão de alguns novos governadores, eu vou percorrer alguns estados, falar com governadores para a gente montar esse projeto”, destacou Nardes.


A coordenadora do Comitê de Governança para o Legislativo da RGB, Alzira Fernanda Brasil, afirma que a governança pode ser transformada em prática e proporcionar excelentes resultados para o país.


“Quando levanto a figura do gestor público sempre me perguntam sobre legado. E todos nós queremos deixar um para o futuro. Agora, quando pergunto para algum prefeito ou figura pública qual legado essa pessoa está deixando para a sociedade, a resposta que mais recebo é: eu fiz um prédio, fiz uma escola, ou outras coisas físicas e visíveis. E é lindo esse legado. Mas é possível fazer mais pelo nosso país. Afinal, a história é escrita pelas mãos de todos nós que acreditamos na governança“, detalhou Alzira.


O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Brunno Sitônio Fialho de Oliveira, elogiou muito o evento e relatou que oportunidades como esta nos mostram os caminhos que precisamos percorrer.


“Eventos como esse são importantes para a troca de experiências, para o estudo de modelos de boa governança, para compreensão dos desafios e dos caminhos que precisamos percorrer. Quando bem implantada, consegue solucionar os problemas da gestão pública, garantindo, assim, a execução de políticas governamentais. Nós acreditamos que essa junção de esforços será frutífera nos municípios. Queremos proporcionar um estudo mais amplo e aprofundado sobre o papel da contabilidade e da auditoria no processo de governança”, afirmou o conselheiro.


A Caravana da Governança passará por mais onze capitais, além de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (31), será a vez de Aracaju, Sergipe. Depois, irá para Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Salvador (BA), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Vitória (ES).


Para saber mais, acesse: www.pronagov.com.br.


Assessoria de Comunicação do IGCP

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

コメント


bottom of page