top of page
Buscar

1° e 2° turmas concluem Programa de Mentoria para Prefeitos da RGB


Foto: Programa de Mentoria


Na tarde de segunda-feira (13.12), o Programa de Mentoria para Prefeituras, da Rede de Governança Brasil (RGB), encerrou suas atividades de 2021. O evento, transmitido pela plataforma Zoom, contou com a participação de representantes das prefeituras de Arinos (MG), São Miguel das Missões (RS), Rio Grande (RS), Londrina (PR), São José (SC), Diamantina (MG) e Ouro Branco (MG).


Iniciado em agosto, o projeto abriu três turmas que tiveram a oportunidade de aprender sobre os mecanismos de liderança, estratégia e controle para alcançar os objetivos organizacionais.


O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, agradeceu o empenho e dedicação dos participantes na jornada da mentoria. Segundo ele, os gestores que lideram o movimento de participarem do curso servem de modelo para deixar um legado de governança.


“Eu quero agradecer pela abertura, o comprometimento e a entrega de resultados. É uma honra e alegria poder contribuir e também servir aos municípios e perceber o grau de comprometimento de todos”, comentou a coordenadora do Comitê de Governança na Prática, Luana Lourenço.


Uma das mentoras do curso, Viviane Obadowiski, também agradeceu a oportunidade de participar do projeto de mentoria da entidade. “Tudo isso faz muito sentido para mim como voluntária da RGB, porque eu sei que a governança é esperança, e sei que estou semeando isso talvez para os meus filhos e netos que vão colher um Brasil melhor por meio desse trabalho que estou ajudando a construir”, comentou.


Durante a ocasião, cada prefeitura fez uma breve exposição do processo de mentoria e os avanços no decorrer do curso. “Fica a certeza da semente plantada, que uma nova história já começou no município de Diamantina e fica a certeza do nosso compromisso de manter a nossa [cidade] engajada”, disse uma das representantes da prefeitura mineira.


A 1° e 2° turmas vão receber o certificado de conclusão do curso no dia de 16 de dezembro na premiação da RGB. Em 2022, cerca de 30 prefeituras participarão do novo processo de mentoria.


“Chegamos hoje aqui certos de que houve essa dedicação e empenho, e todas as sete prefeituras quebraram essas barreiras e estiveram dispostas a fazer diferente. E essa transformação que é a implantação da política de governança”, explanou a vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes.



MENTORIA

A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.


Formado por membros da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), a mentoria tem como objetivo capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança, utilizando o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.


Para saber mais:








Assessoria de imprensa da RGB




bottom of page