Buscar

RGB realiza o primeiro encontro com prefeitos



Foto: Reprodução

A Rede Governança Brasil (RGB), por meio do Grupo Mentoria, promoveu nesta semana a primeira reunião de mentoria com prefeitos de cinco cidades do país: Marcílio Alisson Fonseca e Almeida (Arinos/MG), José Roberto (São Miguel das Missões /RS), Marcelo Martins (Londrina/PR), Andrei Cossetin (Ijuí/RS), Sávio Gurgel Nogueira (Russas/CE) e Fábio Branco (Rio Grande/RS).

O objetivo do encontro foi auxiliar na implantação das boas práticas de governança no setor público, a fim de aprimorar o desempenho e gestão das prefeituras brasileiras. O Grupo de Mentoria, formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), tem a missão de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança.

O encontro ocorreu na tarde da última segunda-feira (02.08), por meio de videoconferência interna entre os prefeitos, assessores e membros da organização não governamental, somando 2 horas de duração.

A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Na ocasião, os gestores municipais trataram de formalizar a parceria com a organização, com objetivo de fomentar a construção de políticas de governança nos seus respectivos municípios, conforme as diretrizes estabelecidas no Decreto Federal nº 9.203/ 2017.

Na oportunidade, o embaixador da RGB e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, enfatizou que “as prefeituras e a população são beneficiadas com o projeto de mentoria, pois seus líderes desenvolvem habilidades e competências que resultarão na qualificação de suas atividades, proporcionando a transmissão de conhecimentos às equipes e demais membros da administração”, afirmou Nardes, que também ressaltou a importância da governança para melhoria da prestação de serviços e obras públicas.

Os prefeitos também receberam um guia para o programa de mentoria, elaborado pelo Comitê de Governança na Prática da RGB, o qual instruirá sobre as atividades relacionadas aos projetos da organização não governamental.

“O objetivo é fomentar boas práticas de governança na Administração Pública e no Terceiro Setor no Brasil. Assim, vamos engajar os prefeitos, com o desenvolvimento dos líderes e a ampliação de suas competências, aprimorando os conhecimentos sobre governança e formando um verdadeiro ciclo virtuoso” finalizou a coordenadora do Comitê de Governança na Prática, Luana Lourenço.

Também participaram do encontro a vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes; o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB, Douglas Avedikian; Flávia Cânedo ;Robson Loureiro; Viviane Obadowiski; Tomaz Albuquerque Lira; ,além do prefeito do município de Maragogi (AL), Sérgio Lira, como mentor, que na abertura do evento apresentou sua equipe e deu boas-vindas aos participantes.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato: imprensa@rgb.org.br

(65) 99619-6788