top of page
Buscar

RGB abre segunda turma de mentoria para prefeitos


Foto 1 : Primeiro encontro virtual da 2ª Turma de Mentoria para Prefeitos


A Rede Governança Brasil (RGB) realizou na tarde desta segunda-feira (13.09) o primeiro encontro virtual da 2ª Turma de Mentoria para Prefeitos, formada por chefes do Poder Executivo e assessores de cinco cidades selecionadas: São José (SC), Camapuã (SC), Palmeirópolis (TO), Diamantina (MG) e Ouro Branco (MG).

A sessão foi mediada pela coordenadora do Grupo Mentoria e vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes, que fez uma breve apresentação sobre a organização e destacou o principal propósito dessa iniciativa.

“A mentoria de governança para os municípios visa orientar os gestores sobre os mecanismos de liderança, estratégia e controle para alcançar os objetivos organizacionais. A proposta é levar conhecimento de alta qualidade, especialmente em cidades que ainda carecem de um sistema de governança”, afirmou Nardes.

Na ocasião, o embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, ministrou uma palestra sobre os conceitos e noções básicas de governança, enfatizando questões de riscos quando há falta de governança nos municípios brasileiros.

“Qual o risco de a alta aprovação conquistada nas eleições transformar-se em manifestações contra a má entrega de políticas essenciais para a população? Qual o risco de estourar um grande escândalo nos próximos quatro anos e o governante alegar que não sabia de nada?”, pontuou o embaixador da RGB.

Os prefeitos e assessores fizeram questionamentos que foram esclarecidos pela equipe de mentores da RGB, que detalhou os próximos passos da turma e o plano de ação a ser desenvolvido para cada prefeitura.

Participaram também do encontro o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB, Douglas Avedikian, o presidente do IGCP, Marcelo Becker, a coordenadora do Comitê de Governança na Prática da RGB, Luana Lourenço; e Viviane Obadowiski, voluntária e uma das monitoras responsáveis pela elaboração do projeto de mentoria da RGB.


A próxima sessão de mentoria será no dia 20 de setembro.


PREFEITOS

Ovino Coelo de Ávila - São José(SC)

Manoel Eugênio Nery - Camapoã (MS)

Bartolomeu Moura Júnior – Palmerópolis (TO)

Juscelino Roque - Diamantina (MG)

Hélio Campos - Ouro Branco (MG)


MENTORIA

A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

O Grupo de Mentoria, formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), tem a missão de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança.

Os membros voluntários da RGB seguem o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, publicação inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.

A primeira turma de mentoria da RGB teve início em agosto e segue com calendário de atividades até dezembro. Ao todo, quatro turmas serão lançadas até o final deste ano.



Foto 2: Cronograma - Mentoria para Prefeitos - 1º Turma


Foto 3: Cronograma - Mentoria para Prefeitos - 2ª Turma


Assessoria de Imprensa RGB

Contato: (61) 99811-6788/99619-6788



bottom of page