top of page
Buscar

4° Turma conclui Programa de Mentoria para Prefeitos da RGB

Atualizado: 30 de set. de 2022


Foto: Turma de Mentoria


A 4° Turma de Mentoria para Prefeitos da Rede Governança Brasil (RGB) encerrou suas atividades, na tarde de terça-feira (19.04). O encontro contou com a participação das prefeituras Solonópole (CE), Dourados (MS), Capitólio (MG), Itaobim (MG) e Primavera do Leste (MT), que apresentaram planos de ações focados na governança pública.


Além das exposições, as prefeituras de Capitólio e Itaobim assinaram decretos de governança, que tem como objetivo difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão.


O encontro, que foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da RGB, contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes. O ministro parabenizou as prefeituras e falou da importância do projeto. “A mentoria veio para ajudar. Nós estamos fazendo isso em todo o Brasil, temos milhares de municípios, não conseguimos atingir a todos, mas a troca de boas práticas é importante. Aos poucos estamos criando indicadores em toda a nação brasileira”, revelou.


A coordenadora do Grupo Mentoria e do Comitê de Capacitação da RGB, Cristiane Nardes, também agradeceu o empenho e dedicação dos mentorandos. “São municípios que participaram dessa transformação cultural pelo bem da governança e do nosso país. Um trabalho feito a várias mãos através dos nossos mentores, parceria com os prefeitos e todos esses servidores engajados que chegaram ao fim do término da mentoria”, disse.


As mentoras do curso, Luana Lourenço e Viviane Obadowiski, agradeceram o empenho e acompanharam as apresentações dos alunos relativas ao encerramento das atividades.


A 4°Turma de Mentoria para Prefeitos receberá o certificado de conclusão do programa, e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP) vai promover cursos de capacitação sobre governança pública para servidores das prefeituras.

MENTORIA


A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Formado por membros da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), a mentoria tem como objetivo capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança, utilizando o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.


Para saber mais:





Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page