top of page
Buscar

UFRGS recebe embaixador da RG B em reunião de avaliação


Foto: Ministro Augusto Nardes em visita UFRGS


Visita serviu para verificar como está a governança da UFRGS e os planos da atual gestão


Na manhã desta segunda-feira (13), o reitor Carlos André Bulhões Mendes e representantes da Administração Central reuniram-se no Salão Nobre com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes, juntamente com o auditor federal Leandro de Brum, diretor da Área de Universidades daquela instituição.


O encontro de trabalho teve por objetivo repassar os indicadores e sistemáticas da Universidade, já conhecidos pelo TCU, oportunizando o debate a respeito dos pontos que poderão ser aperfeiçoados.


A apresentação de Marília Canabarro Zordan, da Divisão de Indicadores e Análise de Dados (Diad) da Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria (Proplan), explicitou como foi instituído e como opera o Sistema de Governança da Universidade. Elisiane da Silva Szubert, da Ouvidoria, relatou como funciona o Sistema de Integridade, enquanto Marilia Borges Hackmann, superintendente de Gestão de Pessoas, detalhou a avaliação de desempenho dos servidores, o Censo de Desenvolvimento, o Programa de Desenvolvimento de Gestores e a Escola de Desenvolvimento de Servidores (Edufrgs), entre outras ações.


O reitor Carlos André finalizou a sessão de relatos trazendo dados sobre o engajamento da Universidade diante da pandemia e exemplos de atuação social e institucional, como: o projeto de regularização de lotes na comunidade da Portelinha, na cidade de Tramandaí, elaborado em parceria com o Ministério Público; o projeto educativo nacional de agentes de saúde junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); o credenciamento de uma nova unidade da Universidade na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de novos convênios com a Assembleia Legislativa estadual e a Prefeitura de Porto Alegre, entre outras atividades.


Em entrevista exclusiva a este portal, o ministro informou que o TCU está promovendo uma auditoria em nível nacional na qual verifica os indicadores de todas as universidades do país. “A partir desses indicadores podem ser avaliadas as atuações dessas instituições. Então, o objetivo geral das visitas é avaliar e monitorar como está sendo entregue a educação no Brasil. Este é o trabalho do Tribunal: além de ver a legalidade dos atos, verificar a eficiência, eficácia e a efetividade de toda estrutura do Estado brasileiro. Hoje, o TCU monitora 384 instituições.”


Questionado sobre a sua percepção ao final da reunião de trabalho, Augusto Nardes manifestou-se: “Sinto que há uma boa vontade. A liderança do reitor fica clara e está sendo exercida com muita determinação e dedicação. Eu vejo que está se respirando um ambiente de recuperação e de transformação. A UFRGS precisa realmente ter essas diretrizes para exercer a liderança no cenário estadual, o que, acredito, seja seu papel. Assim, faço aqui uma provocação para que seja implantado um fórum de governança liderado pela UFRGS que aponte os principais caminhos para o Rio Grande do Sul”, concluiu.


Pela Administração Central da Universidade, também participaram do encontro: a pró-reitora de Graduação Cíntia Inês Boll e seu vice Leandro Raizer; o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais Geraldo Pereira Jotz e seu vice Maurício Viégas; o pró-reitor de Pós-Graduação Júlio Barcellos; o pró-reitor de Planejamento e Controladoria Luis Macedo; a vice-secretária de Avaliação Institucional Nara Maria Emanuelli Magalhães; a diretora da Controladoria Regina Nuria Costa Luhing, acompanhada de Celso Anversa; a coordenadora da Auditoria Interna Lívia Maria Sardo Dely; a assessora da Procuradoria-Geral Maria Elci Bourscheidt Simas; e o diretor do Escritório de Processos da PROPLAN, João Francisco da Fontoura Vieira.



Fonte: Ascom UFRGS

bottom of page