top of page
Buscar

Três prefeituras brasileiras instituem políticas de Governança Pública e Compliance


Mais três municípios brasileiros encerraram as mentorias para Prefeituras Brasileiras em Governança nesta semana: Taubaté (SP), Roque Gonzales (RS) e Porto Xavier (RS). A ideia desses encontros foi difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão das cidades. Para comemorar, a Rede Governança Brasil (RGB), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP) e a Plano Consultoria realizaram um evento on-line, na tarde desta segunda-feira (12).


Segundo a coordenadora do GT Mentoria e do Comitê de Capacitação da RGB, Cristiane Nardes Farinon, esta é a 7ª turma; e, até o momento, 31 municípios já foram mentorados, o que trouxe um impacto na vida de mais de 3 milhões de cidadãos.


“A Governança também é uma política pública. E você, cidadão, também precisa cobrar a implantação de uma política de Governança, se ainda não existe no seu município. Esses três já saíram na frente. Eles terão Governança. Mas, e os municípios que não tem? A Rede Governança Brasil também pode te ajudar nesta implantação. Então, se você quiser inscrever seu município, acesse o site da RGB e faça o pedido para que a gente avalie a possibilidade de mentorar vocês”, disse.


Na ocasião, cada prefeito pôde mostrar um vídeo da sua cidade e, juntamente com os seus servidores, puderam relatar como foi a experiência, antes e depois das mentorias e apresentar o seu plano de ação. O primeiro a discursar foi o prefeito Fernando Machry, de Roque Gonzales, Rio Grande do Sul. “Foram vários encontros, onde a gente realizou um plano de ação. Com ele, iremos alavancar nossa gestão na frente do Poder Executivo, trazendo melhores práticas de controle, transparência e compliance para o nosso município”, relatou.


Um dos mentores que auxiliou o município de Roque Gonzales (RS), Elflay Miranda, elogiou a dedicação de toda a equipe, principalmente do prefeito Fernando Machry. “Existe um diferença entre chefe e líder. O líder é aquele que engaja, que acompanha, que aponta onde a gente deve ir. E, acima de tudo, o prefeito mostrou liderança. Quando a gente tem uma liderança forte, a gente tem um grupo coeso e unido, que sabem onde querem chegar e, certamente, irão chegar”, comentou.


E, para fechar o ano com chave de ouro, o prefeito de Roque Gonzales assinou o decreto da Política de Governança – ação muito comemorada por todos presentes.


Logo em seguida, foi a vez do município de Porto Xavier, interior do Rio Grande do Sul, fazer a sua apresentação. Segundo o prefeito Gilberto Domingos Menin, este projeto da RGB veio ao encontro das ações praticadas e almejadas pela sua equipe. “A mentoria nos possibilita que a gente formalize todos os nossos compromissos assumidos; e, dessa forma, teremos ainda mais direcionamento, transparência e eficiência nos processos”, contou. Segundo ele, será criado um Projeto de Lei (PL) para instituir políticas de Governança Pública e Compliance no município.


Para uma das supervisoras deste trabalho, Viviane Obadowski, Porto Xavier chegou com um grau de maturidade que pôde atender e absorver com qualidade todas as orientações dos mentores técnicos. “A equipe é engajada, pronta para fazer acontecer! Tanto que chegou em um plano de ação que tem 35 ações estratégicas, que vão deixar um legado nesta gestão. Porto Xavier precisa agora contar com a participação da sociedade para construir e também usufruir das melhorias que o governo vai trazer para os munícipes”, citou.


A última prefeitura mentorada a se apresentar foi a de Taubaté, São Paulo. O prefeito José Antônio Saud disse estar muito contente com todo esse processo e pretende fazer ainda muito mais pela cidade. “Estamos assinando, hoje, o decreto; mas queremos que isso se torne um Projeto de Lei, para deixar isso para o futuro, para que isso não se perca pelos anos que virão pela frente”, relatou.


Para a coordenadora e também mentora da RGB, Luana Lourenço, o programa deste ano conseguiu avançar bastante em relação aos anos anteriores, pois houve mais ênfase nos fatores de ESG e na Gestão de Riscos, preparando um cenário para a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que traz mais transparência na Administração Pública, na esfera municipal. Para ela, a participação dos prefeitos nesse processo foi muito relevante.


“Quando os prefeitos participam das mentorias, os resultados são superiores do que aqueles que não participam ativamente das sessões. Por isto, é importante o comprometimento máximo da alta administração. No final, todos saem ganhando nesse processo. Ganha a sociedade, ganha a comunidade acadêmica, ganha o terceiro setor e todos os atores que sofrem os efeitos dessa melhoria em Governança”, comentou.


Esta foi a 7ª e última turma que recebeu as mentorias dessa forma. A partir de agora, teremos o Programa Nacional de Governança Pública, o PRONAGOV, que é uma versão 4.0 deste Programa de Mentorias. Então, se o seu município já participou das mentorias e quer se inscrever no PRONAGOV, também poderá receber outro curso de 46 horas de Governança, 100% gratuito. Não vai ficar fora dessa, hein?! Para saber mais, acesse www.pronagov.com.br.


Assessoria de Comunicação do IGCP

bottom of page