top of page
Buscar

Temas atuais e desafiadores encerram evento sobre governança municipal em Fortaleza


Foto: Seminário de governança municipal no Ceará


O segundo dia do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos - Edição Ceará, realizado em Fortaleza (CE) na última sexta-feira (08.10), trouxe nuances atuais e desafiadoras sobre governança pública. O encontro debateu temas direcionados à gestão da educação, saúde e governança fiscal.

Governança Pública Aplicada à Gestão da Educação” teve explanação da diretora de Relações Institucionais da RGB, Elise Brites, a ex-ministra da Administração e Reforma e Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cláudia Costin, e Prefeito de Sobral, Ivo Gomes.


Elise Brites enfatizou que é preciso pensar no antes, durante e o pós-pandemia, utilizando os mecanismos de governança como objetivo de aprendizado. “O conhecimento precisa trazer desenvolvimento a todo aquele que é um aprendiz”, disse.


Conhecimento e informação também foram pautas debatidas na mesa “Governança Pública Aplicada à Gestão da Saúde”, que reuniu o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, o secretário de saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, ambos membros do Comitê de Governança em Saúde da RGB, e o ex-secretário de saúde do Paraná, Antônio Carlos F. Nardi, e o secretário de Saúde do TCU, Marcelo Aragão.


Para Teich poucas coisas são tão complexas como informação de qualidade. “Ela tem que ser de qualidade, em tempo real, completa, confiável, deve existir um planejamento. Na verdade, o que eu acredito é que deveria existir um grande projeto de Estado”, opinou.


O ciclo de palestras foi encerrado pelo economista e ex-ministro Raul Velloso, o desembargador Marcus Abraham e conselheiro do TCE e coordenador do comitê de controle externo da RGB, Edilberto Pontes, que discutiram o tema “Governança Fiscal e Sustentabilidade Financeira”. O evento também contou com sorteios de brindes do Banco do Brasil.



Avaliação


“Como primeiro evento de uma série que estamos planejando, o impacto da edição Ceará foi excelente entre os gestores públicos, mídia e parceiros. Ações desse porte concretizam a missão da RGB, que é disseminar, apoiar e fomentar a governança. Desse modo, ajudamos na melhoria das políticas públicas e, consequentemente, na entrega efetiva de serviços de qualidade à população, permitindo ainda melhor competividade da nação no cenário global”, avaliou Robson Loureiro, coordenador do Comitê de Capacitação da RGB.


A vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes, concorda com o colega do comitê. Para ela, o seminário de governança municipal traz compartilhamento de conhecimento, ajudando, assim, nas estratégias de gestão de temas da atualidade.


A realização do ciclo de debates, que durou dois dias, é resultado de uma parceria entre a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), Assembleia Legislativa do Estado (Alece), Rede Governança Brasil (RGB), Instituto de Governança Pública e Compliance – IGCP, Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e o Instituto Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado.


O conteúdo foi transmitido ao vivo, mas segue disponível para acesso por meio dos canais do YouTube da RGB e da TVAL-CE.


A próxima edição do evento será em Palmas (TO), nos dias 18 e 19 de novembro.




Da Assessoria de Imprensa RGB


bottom of page