São João do Polêsine/RS participa como município mentorado em Governança Pública pela RGB
- RGB

- há 2 dias
- 3 min de leitura

O município de São João do Polêsine situado no estado do Rio Grande do Sul, possui, em conformidade com o Censo de 2022 uma população estimada em 2.649 habitantes. A economia do município baseia-se fortemente na agricultura, destacando-se no plantio de arroz, tanto que há na região a Festa Regional do Arroz, festejo que já está na sua 67ª edição.
Festa Regional do Arroz, que está na sua 67ª edição, em todos esses anos, não perdeu a sua essência, cumprindo com uma variada programação que celebra a produção alcançada pelo esforço da comunidade no cultivo da maior riqueza da região: o arroz.
Compromissados com a modernização da gestão, a Prefeitura de São João do Polêsine/RS lançou recentemente uma série de sessões de mentoria em Governança Pública, oferecidas pela Rede Governança Brasil em parceria com o Instituto Latino‑Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).
A primeira sessão, realizada no dia 15 de agosto de 2025, reuniu servidores municipais em um encontro exclusivo com mentores da RGB, no âmbito do Programa Nacional de Governança Pública (PronaGov). Os encontros terão duração até janeiro de 2026 com o objetivo de apoiar a Prefeitura na adoção de práticas de liderança, estratégia e controle, elevando a eficiência, a transparência e a responsabilidade na administração. Inicialmente os servidores participarão do Curso de Governança Municipal do Programa Nacional de Governança Pública (PronaGov) e será dado continuidade as sessões da mentoria.
Boas práticas no foco: planejamento, compliance e transparência
Na primeira sessão, de forma virtual, esteve compartilhando conhecimento a presidente da Rede Governança Brasil, Cristiane Nardes. Um time de mentores irá dar suporte ao município, passando por áreas como: políticas públicas, centro de governo, planejamento estratégico, programa de integridade, gestão de riscos e a construção de um plano de ação 5w2h.
O programa visa institucionalizar processos decisórios, alinhar ações ao Plano Plurianual e implementar as boas práticas de governança. A iniciativa representa uma mudança estrutural, consolidando a infraestrutura técnica para uma gestão pública responsável e comprometida com a comunidade.
Com frequência documentada nas redes sociais da Rede Governança Brasil e do IGCP, essa mentoria exclusiva demonstra o engajamento da Prefeitura de São João do Polêsine/RS nas mais recentes tendências da governança pública. O município orgulha-se de aderir à mentoria RGB em 2025, conferindo visibilidade e prestígio à administração local.
Por que isso importa para Figueirópolis:
Eficiência fortalecida: a mentoria provê ferramentas para tomada de decisões mais ágeis e embasadas;
Aplicação de gestão riscos alinhada ao planejamento estratégico;
Compromisso com a transparência: a adoção de compliance e indicadores reforça a prestação de contas;
Capacitação contínua: servidores municipais aprimoram habilidades em governança e planejamento estratégico;
Imagem positiva: o município se destaca com postura proativa e alinhada às melhores práticas da gestão pública brasileira.
Próximos passos
A programação prevê ainda mais sessões ao longo dos próximos 06 meses, com acompanhamento técnico permanente da RGB e IGCP. A expectativa é que, ao final do ciclo, o município conte com uma governança institucionalizada — que transcenda a atuação de governos e fortaleça o funcionamento da máquina pública em benefício da população.
Conclusão
Ao investir em mentoria especializada, São João do Polêsiine envia um recado claro: a gestão municipal está disposta a evoluir continuamente, estruturando-se para operar com eficiência, transparência e responsabilidade. Trata-se de um avanço estratégico que promete consolidar uma cultura de governança comprometida com o desenvolvimento local.
Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB








Comentários