top of page
Buscar

Solonópole-CE encerra Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras em Gestão de Riscos

Servidores da prefeitura realizaram a análise de contratação de empresa para locação de veículos de transporte escolar




O município de Solonópole-CE acaba de encerrar o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras em Gestão de Riscos. E, para celebrar, a Rede Governança Brasil (RGB), com apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), realizaram uma live com os coordenadores, mentores e servidores da prefeitura.


O objetivo dessas mentorias é difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão. No caso da prefeitura de Solonópole-CE, o processo selecionado para ser analisado durante as mentorias foi o de contratação de empresa para locação de veículos de transporte escolar.


Esse processo de Gestão de Risco abarcou seis etapas: análise do ambiente ou do contexto, identificação dos riscos, avaliação dos riscos e dos controles existentes, respostas aos riscos mais críticos, comunicação e o monitoramento.


Segundo a coordenadora do Comitê Governança e Gestão de Riscos e mentora da RGB, Ludmila Couto, após a especificação do escopo desse processo e da análise dos cenários internos e externos à Prefeitura no que diz respeito a perspectiva dessa contratação de transporte escolar, foram identificados 21 eventos de risco com suas causas e consequências.


“Para cada um deles, foi feito uma análise de probabilidade de impacto a fim de se obter o nível de risco seguido do diagnóstico de confiabilidade dos controles implementados; e, consequentemente, do nível de risco residual desses riscos. A partir disso, foram trabalhadas as opções de respostas para a efetiva utilização da Gestão de Riscos com o auxílio para tomadas de decisões, que é o principal motivo da Gestão de Risco: utilizá-la como instrumento para tomada de decisão”.


O ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da RGB, Augusto Nardes, participou da live e elogiou o trabalho de toda a equipe da prefeitura.


“Solonópole passa a ter uma capacidade de direcionar, avaliar, monitorar com muito mais entrega de resultado, pois agora tem as ferramentas adequadas para implementar a Governança, inclusive com a Gestão de Risco. Então essa decisão da prefeitura mostra que o município é diferenciado. Podem ser uma referência para a região Nordeste, influenciando outros municípios”.


A servidora da prefeitura Maria Dileide de Amoraes agradeceu o Embaixador da RGB pela iniciativa de levar as mentorias às prefeituras e contou que esta foi uma experiência com muito aprendizado.


“Nós já não somos mais os mesmos. Hoje a gente tem um olhar mais cuidadoso nos processos. Vocês acrescentaram ao nosso trabalho o planejamento, análise e identificação de riscos e como gerenciar problemas e realizarmos uma entrega de qualidade para as pessoas”.


Já o Ricardo Bezerra, que também é servidor da prefeitura, relatou que este foi um processo inovador.


“Foi muito importante para que a gente adquirisse mais conhecimento, para conseguir repassar isso para todo o município, para que eles consigam se profissionalizar e utilizar essas ferramentas, como a gente utilizou. Com certeza isso irá contribuir cada vez mais para a melhoria do município”.


O mentor Leandro Andrade destacou que além dos conhecimentos, houve uma troca cultural muito grande entre eles.


“Esta foi uma experiência bastante enriquecedora! A troca de experiências, com várias culturas... Por exemplo, eu estou aqui no Rio de Janeiro, o pessoal está lá no Ceará, temos o pessoal em Brasília, então agente tem esta oportunidade de ter esta troca cultural que faz parte deste processo de mentoria também”.


A prefeita de Solonópole-CE, Ana Vladia Nogueira Pinheiro Jucá, enfatizou a importância de promover capacitações como esta.


“A gente sabe a felicidade de ter oportunidade de conhecer mais, de estar aprendendo mais. Eu tenho este cuidado, esta preocupação de estar capacitando o nosso povo. Então eu estou feliz demais! Em ver o quanto os colaboradores estão comprometidos com esta mudança de paradigmas, com essa virada de chave, a preocupação de fazer o certo”.


Para a coordenadora do Comitê Mentoria para Prefeituras Brasileiras e mentora docente, Cristiane Nardes, este trabalho, em conjunto, foi feito com muito amor e dedicação e já é um case de sucesso para o nosso país.


“Essa é uma equipe fantástica! Eu tenho certeza que esse resultado da mentoria da Gestão de Riscos vai ser um trabalho primoroso para o Brasil. Fica um case de sucesso que vai servir de exemplo para os outros municípios que virão pela frente”.


E, no término da live, a coordenadora e mentora da RGB, Marina Bailão, parabenizou todos os participantes por terem finalizado com sucesso a implementação de todas as etapas desta mentoria.


Para conferir a transmissão do Encerramento da Mentoria em Gestão de Riscos da Prefeitura de Solonópole-CE no YouTube, click aqui.



Assessoria de Imprensa do IGCP

bottom of page