RGB promove assembleia geral no Dia Internacional da Ética

Foto: Assembleia Geral da RGB

Na manhã de quarta-feira (23.02), a Rede Governança Brasil (RGB) realizou a assembleia geral com os membros associados da entidade, no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional da Ética. Pelo segundo ano consecutivo, foram tratadas propostas e estratégias de atuação. O encontro, com cerca de 100 membros, aconteceu via plataforma Zoom.

Abrindo a reunião, o embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, agradeceu os voluntários, discorreu sobre as ferramentas da governança e destacou o Dia internacional da Ética. “Não adianta só falar em compliance se não tiver uma boa estrutura de governança, estabelecer políticas práticas, treinar, preparar e monitorar as pessoas. Por isso, nós criamos os indicadores de governança”, analisou.

Ainda segundo o ministro, os fóruns de controle preventivo diminuem o desvio da fraude. “O sistema de governança que vai dar essa condição. A integridade funciona, o compliance funciona. Não adianta só falar em compliance se não tiver uma base de governança.”

Roberta Codignoto, presidente do Conselho de Ética da RGB, teceu breves palavras sobre a trajetória do ministro e o seu compromisso com a disseminação de ideias sobre governança, além disso, a advogada agradeceu a contribuição de todos os associados da instituição.

“Fiquei muito honrada com as palavras do embaixador Augusto Nardes nesse dia tão marcante, tanto para RGB e tanto aos profissionais que trabalham e se dedicam há anos a levar questões éticas para dentro das instituições, tanto no setor público como no privado”, comentou.

“O Dia Internacional da Ética representa muito bem o propósito dessa associação e eu me sinto muito honrado e orgulhoso de fazer parte da Rede de Governança Brasil”, disse o diretor jurídico da RGB, Leonardo Andreotti.

Já o vice-presidente da Rede, Flávio Feitosa, fez um breve resumo do primeiro ano de operação da instituição. Ele ressaltou que a associação chegou a mais de 400 voluntários, divididos em 29 comitês, que constituem temas caros para governança do país.

“Esse nosso plano estratégico, que vai de 2021 a 2025, com 71 objetivos e 516 ações. Sobre o ponto de vista estratégico, nós estamos muito bem estruturados e ao longo deste um ano destacamos várias ações desses comitês”, revelou Feitosa.

O Presidente do Conselho de Administração da entidade, prof. Luiz Antônio Valle, também comemorou com os participantes o primeiro ano da Alagov e expôs as ações, análises e planejamentos realizados pela RGB no ano passado. “Felizmente, a Alagov montou um time enorme, de qualidade e referência, que fez com que ela expandisse e tivesse sucesso”, afirmou.

Após as apresentações, o diretor jurídico da RGB, Leonardo Andreotti, conduziu a reunião com informações gerais, leitura da ata e apresentação dos itens da pauta.

Assessoria de imprensa da RGB