top of page
Buscar

RGB participa de reunião da Comissão de Governança Pública da ABNT


Foto: Comissão da Governança Pública


Na tarde de terça-feira (19.07), a Rede de Governança Brasil (RGB) participou da primeira reunião da Comissão de Governança Pública da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para criação de uma ISO. O encontro foi promovido via plataforma Zoom e contou com a participação de membros das duas entidades, que firmaram um acordo de cooperação no final de abril deste ano.


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, destacou a importância da ABNT no estabelecimento de normas, reuniões junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e desenvolvimento econômico do país.


“O processo de entrada do Brasil na OCDE vai nos dar uma condição fantástica de crescimento do produto interno bruto [PIB], quando se efetivar a complementação de todas essas regras, de nós termos um crescimento, no mínimo, de mais 1,5% com entrada desses países desenvolvidos para fazermos negociações. Com isso, o Brasil sai de uma nação tímida para ser uma outra com segurança jurídica”, ressaltou.


Já o presidente da ABNT, Mario William Esper, explicou sobre o funcionamento da Comissão. “A ABNT e RGB criaram essa comissão que vai atuar normalização no campo da governança pública compreendendo indicadores e práticas organizacionais entre empresas privadas e não privadas. A criação da comissão se justifica pela necessidade da elaboração de documento com requisitos básicos e orientações para estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica de indicadores e prática de melhoria continua do processo de verificação das atividades das organizações públicas em conformidade com as boas práticas de governança”, finalizou.


Além das explanações do embaixador da RGB e presidente da ABNT, a reunião virtual contou a apresentação do coordenador-executivo da Frente Parlamentar BIM, Washington de Moura Luke, que falou sobre o Modelo da Informação da Construção (BIM) na Construção Civil; do coordenador do Comitê de Anticorrupção e Compliance da RGB, Bruno Ferola, destacando o trabalho da Rede e instalação da Comissão de Estudo.


O grupo será coordenado por Paulo Alves e Bruno Ferola, membros da Rede Governança Brasil.



Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page