Buscar

RGB lança Guia de Programa de Mentoria para orientar municípios



A Rede Governança Brasil (RGB) lançou nesta sexta-feira (20.08) o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, iniciativa que tem como objetivo dar suporte aos gestores públicos em temas relacionados à governança. A publicação, exclusiva para os membros da RGB habilitados em mentoria, é inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.

“A mentoria de governança para os municípios visa orientar os gestores sobre os mecanismos de liderança, estratégia e controle para alcançar os objetivos organizacionais. A proposta é levar conhecimento de alta qualidade, especialmente em cidades que ainda carecem de um sistema de governança”, explicou a coordenadora do Comitê de Governança na Prática da RGB, Luana Lourenço.

A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Ingressam no programa da RGB, cuja primeira turma está em andamento e outras três estão confirmadas para este ano, os prefeitos que buscaram o apoio da RGB e se comprometeram a desenvolver políticas de governança em seu município.

“Importante ressaltar que nas sessões de mentorias respeitamos o nível de maturidade institucional de cada prefeitura. A regra é praticar o não-julgamento e estamos ali para entender o contexto da organização, explorar aspectos positivos e auxiliar a desenvolver um modelo que melhor se adeque a realidade do município”, esclareceu.

Durante o curso de formação em mentoria para cerca de 50 voluntários da RGB, realizado nesta sexta-feira (20.08), o embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União TCU, Augusto Nardes, enalteceu a equipe técnica de voluntários da rede colaborativa que desenvolveu um conteúdo de excelência e alinhado às melhores práticas internacionais.

“É com grande alegria que celebro o lançamento deste Guia para Programas de Mentoria que norteará a condução de diversos ciclos de mentoria voltados ao desenvolvimento das lideranças e ao aprimoramento dos sistemas de Governança em todas as esferas da Administração Pública, beneficiando, ainda, o Terceiro Setor. Serve como modelo também para que outras entidades públicas adotem programas semelhantes, visando ao aprimoramento contínuo de seu corpo técnico, figurando, portanto, coma boa prática de Governança”, afirmou o embaixador da RGB.


Os voluntários capacitados em mentoria vão atuar em diferentes frentes, como compliance, gestão de riscos, planejamento e inovação, a fim de otimizar a implementação da governança municipal.


Além de Luana, também são mentoras responsáveis pelo projeto, Viviane Obadowiski e Flávia Canedo. O Grupo de Trabalho é coordenado por Cristiane Nardes, também, coordenadora do Comitê de Capacitação.


Webinar – O Comitê de Governança na Prática segue sua agenda de atividades com um webinar, na próxima segunda-feira (23.08), para falar sobre “Governança e Inovação no Século XXI”. O evento será transmitido no canal do YouTube da RGB. entre 17h e 18h (horário de Brasília). Haverá emissão de certificados aos participantes. Para mais informações e garantir a sua inscrição clique aqui.


Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato

(61) 99811-6788 e (65) 99619-6788

imprensa@rgb.org.br