top of page
Buscar

RGB inicia as atividades de 2022 com 4° Turma de Mentoria

Atualizado: 30 de set. de 2022


Foto: Programa de Mentoria para Prefeitos


A 4° Turma de Mentoria para Prefeitos da Rede Governança Brasil (RGB) iniciou as atividades deste ano, na tarde de terça-feira (01.02). O encontro com a participação das prefeituras Solonópole (CE), Dourados (MS), Capitólio (MG), Itaobim (MG), Primavera do Leste (MT) e Caibaté (RS) contou também com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes. A reunião foi transmitida pela plataforma Zoom.


A sessão foi mediada pela coordenadora do Grupo Mentoria e vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes, que apresentou o programa de mentoria, a cartilha utilizada para embasamento e os resultados do projeto.


Ela destacou o trabalho em equipe. “O prefeito tem papel fundamental na implantação da governança, a liderança é fator decisório nessa transformação da gestão de vocês. E também precisamos que as equipes das prefeituras estejam unidas e dispostas a comparem essa briga conosco, vamos estar com vocês nessa jornada ”, disse a vice-presidente do conselho sobre o apoio dos servidores ao prefeito.


Já o embaixador da RGB, Augusto Nardes, falou sobre noções básicas de governança. “Esse investimento que vocês vão fazer na mentoria é o que vai dar mais segurança e controle em toda administração”, comentou.


Nardes revelou ainda que os municípios que estão aderindo ao programa têm se destacado pela decisão dos prefeitos. “É uma satisfação poder auxiliar nessa caminhada, nesses três anos que vocês têm pela frente. Quando você organiza bem a administração, acaba deixando um legado”, afirmou.


A prefeita de Solonópole (CE), Ana Vládia Nogueira, analisou que o programa de mentoria vai proporcionar também que os servidores efetivos possam dar continuidade ao trabalho de governança para obter resultados positivos à população. “Estou muito feliz de estar fazendo parte desse projeto. Vamos dar o nosso melhor, estar todo mundo comprometido em participar e ser efetivo nas nossas ações”, disse a primeira prefeita a participar do programa.


Foi anunciado que ao final do Programa as prefeituras que tiverem aproveitamento de 100% irão receber bolsas de estudos para o curso em EAD em Governança Pública Municipal do Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).


O encontro também contou com a coordenadora do Comitê de Governança na Prática da RGB, Luana Lourenço, e a coordenadora do Comitê Mulheres da Governança, Viviane Obadowiski, que são as instrutoras responsáveis pelo Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras.


O segundo encontro da 4° Turma de Mentoria para Prefeitos acontecerá no dia 17 de fevereiro.


Prefeitos


Solonópole (CE)- Prefeita Ana Vládia Nogueira;

Dourados (MS) - Prefeito Alan Aquino Guedes de Mendonça;

Capitólio (MG) - Prefeito Cristiano Geraldo da Silva;

Itaobim (MG) - Prefeito Fabiano Fernandes;

Primavera do Leste (MT) - Prefeito Leonardo Bortolin;

Caibaté (RS) - Prefeito Amauri Pires da Silva.


O que é a mentoria?


A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.


O Grupo de Mentoria, formado por profissionais membros da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), com intuito de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança.







Assessoria de imprensa da RGB




bottom of page