top of page
Buscar

RGB forma segunda turma de mentores em governança



Foto 1 : Participantes da 2ª Turma de Mentoria para Governança


No último sábado (25.09), a Rede Governança Brasil (RGB) realizou um encontro virtual com a 2ª Turma de Formação de Mentores. Participaram da reunião 34 membros que atuam nos comitês da entidade. O curso, com duração de 3 horas, teve como objetivo capacitar os voluntários na aplicação de mentoria para os prefeitos.


O ministro do Tribunal de Contas (TCU) embaixador da RGB, Augusto Nardes, abriu o evento, que foi ministrado pela coordenadora do Comitê de Governança na Prática, Luana Lourenço; a voluntária e uma das monitoras responsáveis pela elaboração do projeto, Viviane Obadowiski; e a coordenadora do Grupo Mentoria e vice-presidente do Conselho de Administração da entidade, Cristiane Nardes, além da colaboração do servidor público federal Welles Abreu.


Segundo a professora Viviane, a capacitação busca o desenvolvimento profissional e aprimoramento continuado, procurando, assim, contribuir para a disseminação de conhecimentos acerca da Governança dentro e fora do Brasil.


“Ele desenvolve habilidade como escuta ativa e empática, a capacidade de fazer perguntas poderosas e eficazes que levem à reflexão do mentorado a partir do seu contexto e desafios atuais, de forma que possibilitem emergir novas possibilidade”, elucida a monitora Luana. Ela acrescenta que o curso favorece também o nascimento de uma estrutura de governança que melhor atenda às constantes transformações sociais, tecnológicas e de mercado.



Foto 2 : Apresentação


MENTORIA


A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.


O Grupo de Mentoria, formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), tem a missão de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança.


Os membros voluntários da RGB seguem o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, publicação inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.


A primeira turma de mentoria para prefeitos da RGB teve início em agosto e segue com calendário de atividades até dezembro. Ao todo, quatro turmas serão lançadas até o final deste ano.


Da Assessoria de Imprensa RGB

bottom of page