top of page
Buscar

RGB fomenta debate da governança na educação


Foto: Reset Work Educação


No próximo dia 16 de novembro, às 19h, a Rede de Governança Brasil (RGB) com apoio do Instituto Latino - Americano de Governança e Compliace Público (IGCP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) , Ministério da Educação (MEC), Instituto Botteon Gestão e Liderança e Arbache Innovations vão promover o “Reset Work: A Governança da Educação e Trabalho para o período pós-pandêmico”. O evento será transmitido pelo o Canal do RGB, no Youtube.


O encontro tem o propósito trazer à tona uma discussão a respeito da governança da educação para empregabilidade no período pós-pandêmico e as ações que estão sendo encaminhadas. “Há uma agenda chamada Reset Work, que traz a necessidade dos países se empenharem em trabalhar uma agenda de crescimento do seu Produto Interno Bruto [PIB], através de maior capacitação da sua força de trabalho, para enfrentar os momentos que a pandemia trouxe para a economia dos países e a alta capacidade de inovação, automação e todas as transformações tecnológicas que embarcaram no período da pandemia”, explicou a coordenadora do Comitê de Governança em Educação da RGB, Ana Paula Arbache.


O principal objetivo da agenda é promover uma interlocução com as diferentes partes interessadas "stakeholders", para preparar 1/7 da população mundial a enfrentar os desafios do mercado de trabalho pós-pandêmico.


“Esses desafios vêm pela requalificação da força de trabalho, uma vez que muitas delas têm capacitações obsoletas para enfrentar o mercado de trabalho inovador. O reset work é uma necessidade de aumentar a capacidade de empregabilidade das pessoas via processo de qualificação e requalificação”, disse.


Dividido em dois painéis, a primeira parte da reunião vai focar no mercado de trabalho e atuais desafios. “Nós trouxemos a ABRH, que é uma área dedicada a capacitação e dedicada à questão de recursos humanos, e também a CNI que está no olho do furacão da revolução tecnológica industrial. A indústria está sendo chamada para embarcar cada vez mais na automação, inteligência artificial e sustentabilidade . A CNI tem ajudado a fazer essa interlocução com o mercado, com o processo educativo através do Sesi”, revelou a coordenadora.


Já o segundo painel, com participação de membros do MEC e FGV, vai tratar de questões da capacitação profissional, envolvendo currículos, conhecimentos, infraestrutura e parceiros, etc. “O que as escolas, educação, essa força de colisão, em termos da educação, podem fazer nesses próximos tempos para que a gente possa tracionar essa agenda”, elucidou Arbache.


E acrescentou : “É muito importante que as empresas que vem com a gente, renovando as suas áreas de educação corporativa, ajudando o governo a fazer processos e projetos de educação no entorno, onde elas estão instaladas, e também direcionarem para essas novas capacidades e competências necessárias para abastecer o mercado no século XXI”, finalizou.




1º Painel : ABRH e CNI


Convidados: Sandra Gioff Diretora da ABRH e Paulo Mol Junior Diretor de Operações do SESI

Responsáveis pela mediação: Elise Brittes e José Paulo Martins

Eixo temático: quais as diretrizes do reset work para o mundo do trabalho e quais são as melhores práticas? Onde a educação está nessa pauta?


2º. Painel: MEC e FGV


Convidados: José de Castro Barreto Junior Secretário Adjunto da Secretaria Executiva do

Ministério da Educação e o Diretor da FGV Paulo Mattos de Lemos

Responsáveis pela mediação: Ana Arbache e Fábio Botteon

Eixo Temático: como a educação pode contribuir para acelerar a agenda reset work e quais as ações que já estão sendo encaminhadas?


Comitê de Governança em Educação da RGB:


Coordenação: Ana Paula Arbache e Elise Brites

Membros da Administração: Floriano Filho; Fernando Arbache; José Vidal; Fábio Botteon; José Walmir; José Paulo Martins; Lúcio Filho; Juliana Souza e Regina Lun


Para mais informações do Reset Work: A Governança da Educação e Trabalho para o período pós-pandêmico , clique aqui: https://www.sympla.com.br/reset-work--a-governanca-da-educacao-e-trabalho-para-o-periodo-pos-pandemico__1412916


Assessoria de imprensa da RGB






bottom of page