top of page
Buscar

RGB falará sobre governança municipal em evento na Bahia

Transmissão será pelo canal do IEL Bahia no YouTube, às14 horas desta terça-feira (29.06)



O Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), João Augusto Nardes, debaterá o tema “Mudança de Cultura para Implantação da Governança Municipal”, nesta terça-feira (29.06), na Bahia. O evento será realizado no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), às 14 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo no canal do IEL Bahia no YouTube. Acesse aqui.

Também vão participar o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, e o vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso.

O objetivo do debate é disseminar a implantação de boas práticas de governança no âmbito municipal. O evento é voltado para prefeitos e é uma realização do IEL Bahia em parceria com o Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), a RGB e a UPB.

“A entidade busca mobilizar as prefeituras para estimular a mudança de cultura com vistas à implantação da Governança Municipal”, explica a gerente de Negócios do IEL Bahia, Edneide Lima.

Serão distribuídas cartilhas eletrônicas com orientações sobre como os agentes executivos municipais devem proceder para ter uma gestão mais transparente. Durante a palestra, o ministro do TCU vai abordar a governança municipal de forma ampla, apresentando seus principais pilares e fazendo uma abordagem geral sobre o tema, que será aprofundado nas palestras e cursos.

“Debater sobre Governança é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos contribuir para realizar importantes transformações e mudanças no ambiente que atuamos ou lideramos. No setor público, não pode ser diferente, pois a crise da pandemia nos trouxe lições. Precisamos pensar o Brasil como um projeto de nação. As empresas, as pessoas estão mudando, novos hábitos, novas formas de ver e fazer as coisas. E na gestão pública da mesma forma, precisamos mudar, inovar, fazer mais com menos, com eficiência, profissionalismo, pensar no custo, na transparência, no compromisso com os recursos públicos e a sociedade está mais presente na forma de acompanhar, de cobrar por resultados”, afirma o ministro João Augusto Nardes, embaixador da RGB.

Para Marcelo Becker, presidente do IGCP, as palestras podem ajudar no planejamento estratégico dos municípios. “No Brasil nos últimos anos a estrutura da administração pública sofre por diversos fatores: gestão desassociada das necessidades da sociedade, problemas em como gerir os recursos públicos de forma a atender o bem comum, falta de uma administração pautada no planejamento estratégico, são alguns exemplos. A Governança Pública atua diretamente nestas pautas. Ela modifica o olhar da gestão e permite o atendimento das necessidades da sociedade, além disso, melhora a imagem do gestor público tendo em vista que os anseios sociais são alcançados”, conclui Marcelo.

A palestra contará com a participação do presidente da UPB, que é prefeito do município do Jequié, Zé Cocá. A mediação será por conta do vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso.

RGB

A RGB é uma rede colaborativa e qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores e técnicos, professores, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da Governança na Administração Pública.

A organização não governamental está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Alcança atualmente quatro países - Brasil, Argentina, Portugal e Itália, tendo cerca de 360 voluntários trabalhando de forma colaborativa por um país melhor.

O propósito da RGB é promover um Estado que execute suas políticas públicas baseadas em entregas eficientes, eficazes e efetivas à sociedade, capaz de disseminar as boas práticas de Governança Pública de forma próspera à Administração Pública.

Contato: www.rgb.org.br

Da Assessoria de Imprensa RGB




bottom of page