top of page
Buscar

RGB e MBC firmam parceria para projetos de governança no país

Atualizado: 30 de set. de 2022


Foto: Encontro virtual


Com o objetivo de difundir projetos e sinergias voltadas à gestão e governança, a Rede Governança Brasil (RGB), com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), celebrou na tarde de segunda-feira o acordo de cooperação técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). Durante o encontro foram debatidas ações do plano, o trabalho das instituições e competividade.


O evento foi transmitido, ao vivo, pelo o canal do YouTube da RGB.


Abrindo o encontro, o presidente da RGB, Flávio Feitosa, agradeceu a parceria com o MBC e comentou sobre a finalidade desse acordo. “Um movimento cívico e voluntário como nosso só consegue crescer, com capilaridade e aumentando os resultados, quando temos de fato parcerias. Temos um corpo de mais 400 voluntários que são bem atuantes e estamos construindo uma rede de parceiros fortes, como é caso do MBC, para conseguirmos avançar”, disse Feitosa.


Já o presidente do Conselho de Administração da RGB, Prof. Luiz Antonio Valle, falou sobre as transformações do mundo atual com a globalização e o novo cenário geopolítico que está sendo construído. “Estamos num momento de travessia para algo que ainda não está bem definido”.


Para ele, nesse contexto histórico, a governança passa ser ‘farol’ a ser observado. “A divulgação e adoção da governança, não só pública mas também no âmbito privado, não só no Brasil ou na América Latina, toma um sentido ainda muito maior como um ferramenta de norteamento da construção dessa nova realidade”, explicou.


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, concordou com Prof. Luiz Antonio sobre o momento de transformação que o mundo está acompanhando com a guerra da Rússia e Ucrânia. “A globalização ainda está estampada nos olhos de todo o planeta. Essa invasão mostra que nós temos que nos fortalecer no continente latino-americano, não deixando de conversar com os demais atores… por isso nós criamos a Rede Governança com a visão não somente de Brasil, mas da América Latina”, observou.


O ministro do TCU também comentou sobre uma política voltada para o setor industrial e a parceria do MBC com a RGB. “A nossa participação junto com Movimento Brasil Competitivo vai nos dar uma condição de conhecer toda a estrutura que o Dr. Jorge Gerdau coordena para que a gente possa trocar as boas práticas que estamos aos poucos alcançando na Rede Governança Brasil para que, através dos nossos comitês, possamos trabalhar para auxiliar os governantes do Brasil”, afirmou.


“É com satisfação, alegria e entusiasmo que estamos estabelecendo com a Rede Governança Brasil e MBC esse esforço de parceria”, disse o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau. Durante sua fala, Gerdau detalhou o trabalho da MBC, o cenário de mudanças no mundo, o esforço da RGB no intercâmbio com outras instituições, custo Brasil e gestão municipal.


“Eu tenho muita esperança que juntos vamos poder fazer importantes benefícios para competividade do país. Essa competividade através de uma inteligência de governança é o que vai definir o crescimento da renda per capita ”, finalizou Gerdau.


Parcerias RGB


Além do Movimento Brasil Competitivo, a Rede Governança Brasil conta com parcerias do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Administração (CFA) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).



Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page