RGB e IGCP chegam a Figueirópolis/TO
- RGB

- 29 de ago.
- 2 min de leitura

O município de Figueirópolis, no estado do Tocantins, com população estimada em pouco mais de cinco mil habitantes segundo o Censo 2022, é o mais novo participante do programa de mentoria em Governança Pública oferecido pela Rede Governança Brasil (RGB) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). A economia local, fortemente baseada na agricultura e na pecuária, com destaque para o plantio de soja, ganha agora um reforço importante em sua estrutura administrativa, voltado para a eficiência, a transparência e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A primeira sessão da mentoria foi realizada no dia 05 de agosto de 2025, reunindo servidores municipais em um encontro exclusivo no âmbito do Programa Nacional de Governança Pública (PronaGov). Até janeiro de 2026, o município passará por uma série de capacitações, começando pelo Curso de Governança Municipal e avançando em encontros técnicos com foco em liderança, estratégia e controle.
Na abertura do ciclo, a presidente da Rede Governança Brasil, Cristiane Nardes, destacou o compromisso da entidade em levar boas práticas de governança a todos os cantos do país. “Nosso objetivo é apoiar municípios como Figueirópolis a institucionalizar processos de decisão, aprimorar o planejamento estratégico e fortalecer a cultura da transparência. A boa governança é o caminho mais seguro para transformar realidades e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
A mentoria contará com um time de especialistas da RGB que irão oferecer suporte em áreas como políticas públicas, centro de governo, planejamento estratégico, programas de integridade, gestão de riscos e construção de planos de ação 5W2H. A proposta é alinhar a administração municipal ao Plano Plurianual e consolidar práticas que ultrapassem governos, deixando um legado institucional para a cidade.
Para o diretor-geral do IGCP, Henrique Farinon, a iniciativa é um marco para Figueirópolis. “Estamos muito felizes em acompanhar este município que dá um passo corajoso rumo à modernização da gestão. Essa mentoria vai proporcionar ferramentas práticas e conhecimentos técnicos que farão diferença na tomada de decisões, no fortalecimento da transparência e no posicionamento estratégico do município no cenário nacional”, ressaltou.
Os benefícios para Figueirópolis são claros: decisões mais ágeis e embasadas, aplicação de gestão de riscos alinhada ao planejamento, compromisso renovado com compliance e transparência, capacitação contínua dos servidores e projeção de uma imagem positiva, associada às melhores práticas da administração pública.
A programação seguirá pelos próximos seis meses, com acompanhamento técnico permanente da RGB e do IGCP. Ao final do ciclo, a expectativa é que Figueirópolis conte com uma governança institucionalizada, capaz de fortalecer a máquina pública e de consolidar políticas em benefício direto da população.
O prefeito e sua equipe já celebram o início do processo como um divisor de águas para o município. A adesão à mentoria demonstra uma gestão comprometida em evoluir continuamente, buscando eficiência e responsabilidade. Figueirópolis, assim, envia uma mensagem clara: está pronta para ser exemplo de boa governança pública no Tocantins e no Brasil.
Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB (via Sala da Notícia)








Comentários