Buscar

RGB e Codevasf realizam debate com foco no ESG

Atualizado: 30 de set.


Foto: Apresentação do embaixador da RGB


A ESG (Environmental, social, and governance) foi o tema central do “Diálogo de Governança com Estatais” na tarde de segunda-feira (23.05), no encontro promovido pela Rede Governança Brasil (RGB) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apoiado pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).


Durante o debate foram retratadas temáticas voltadas para estratégia de gestão e investimentos, conectando boas práticas corporativas com análise às necessidades, riscos e oportunidades relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança.


O embaixador da RGB e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, ressaltou que está acontecendo uma mudança de cultura no país. “Nesse evento estou vendo as pessoas falarem em resultados para sociedade. Elas estão preocupadas com compliance, integridade, ética e avaliação de risco, temas que não eram discutidos na administração pública. Mudou a cultura no Brasil”, disse.


“Estamos mais na busca de entregas de resultados para a sociedade do que simplesmente discutir se A, B ou C vai levar vantagem, ter desvio de fraudes...”, acrescentou o ministro. Além da mudança de cultura das empresas, Nardes também comentou sobre os índices de governança e o trabalho da RGB.


Já o diretor-presidente da Codevasf , Marcelo Moreira, observou que a governança é uma temática que precisa evoluir cada vez mais. “É isso que vai garantir que a empresa continue crescendo de forma estruturada. Os procedimentos e sistemas implementados pela empresa é que vão garantir a sustentabilidade e aplicação correta dos recursos. Esse é o investimento que estamos tentando fazer dentro da Codevasf, tentado criar cada vez mais esse controle”, ressaltou.


“Eu entendo que essa discussão aqui fomenta trazer contribuições para melhoria. Importante dizer que alguns desses assuntos já eram agendas há muitos anos nas empresas públicas. Outros temas entendemos que podem ser aproveitados para fortalecer a discussão, principalmente a parte de governança na entrega de resultados. Isso avança na questão social”, analisou o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Bezerra.


Palestras


O advogado Rodrigo Pironti levou ao debate o tema “ESG no DNA das Estatais”. E a abordagem “ESG na prática das Estatais” foi conduzida pelo diretor de administração e finanças da Valec e coordenador do Comitê de Governança e Estatais da RGB, Márcio Medeiros, a chefe de Governança e Controle Interno na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Roberta Castro, e Pironti.


O encontro na Codevasf também contou com a participação de alguns membros da RGB, entres eles: da diretora institucional da RGB, Elise Brites; do presidente do Conselho de Administração da RGB, Prof. Luiz Antonio Valle e diretor administrativo - financeiro, Henrique Farinon. Além da apresentação de um vídeo do presidente da entidade, Flávio Feitosa.


O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube da RGB



Foto: Encontro na Codevasf



Assessoria de imprensa da RGB