top of page
Buscar

RETROSPECTIVA – REGOV


Se você se interessa por Governança, Compliance, ESG, Gestão de Riscos, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), precisa conhecer a Revista Latino-americana de Governança (REGOV), uma publicação de caráter técnico e científico, que divulga artigos, pesquisas, casos aplicados e relatos de experiência nestes temas no contexto da América Latina.


A revista, lançada pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), surgiu em 2021, quando houve a necessidade de se difundir práticas aplicadas às instituições nacionais – públicas e privadas – por meio de uma discussão mais científica. Foi aí que diversos servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e cidadãos comuns se uniram em prol da Governança e decidiram expor seus trabalhos.


Como o IGCP tem parceria firmada com a Rede Governança Brasil (RGB), boa parte das edições contemplam trabalhos realizados por profissionais voluntários de lá. De acordo com o membro da equipe editorial da REGOV, Altieres de Oliveira Silva, esta produção de conhecimento é importantíssima para o desenvolvimento de uma nação. “Os membros voluntários da RGB e do IGCP estão cumprindo esse propósito com maestria e dedicação. E a REGOV nasceu para isso, para colaborar e disseminar as boas práticas desses atores envolvidos e engajados na Governança”, disse.


Resumidamente, a REGOV veio para disseminar a Governança no Brasil e na América Latina por meio da interação e da integração humana, estimulando a implantação das boas práticas por entes públicos e privados. Para isto, os textos são avaliados pelo sistema Double Blind Review (Avaliação por Pares) por membros de um conselho científico.


A equipe editorial da revista, que é sempre comprometida com as boas práticas editoriais de publicação científica, está em conformidade com o Manual de Boas Práticas Editoriais da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Este manual tem como objetivo ajudar os periódicos brasileiros a alcançarem elevados níveis de qualidade e desempenho e a ampliarem o seu impacto como fonte de pesquisa referencial nas áreas de Administração e Contabilidade.


Além disso, o site da revista REGOV contempla diversos indicadores, como por exemplo: indicadores de downloads dos artigos, acessos a sites, a citações recebidas via Google Acadêmico (e outras bases de dados) e indicadores de menções dos artigos – via mídias sociais – por meio da ferramenta PlumX.


Mas, vamos falar um pouco deste ano. O grande destaque da revista foi um estudo feito pelos 30 Comitês Temáticos da RGB, chamado Plano de Governo, Agenda de Governança Pública no Brasil 2023-2026. Ele apresenta um conjunto de ações e proposições ao governo eleito – para que possam ser implementadas – e traz uma série de ações práticas e objetivas para ajudar o Brasil nesse processo de entrada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. Para acessar esse Plano de Governo – Agenda de Governança Pública no Brasil 2023-2026 – digite https://revistaregov.org/revista/article/view/44 .


Sobre o sistema editorial: a revista adota o sistema Open Journal System (OJS). Este sistema oferece mais transparência e agilidade editorial para avaliar e publicar os artigos. Além disso, o OJS tem legitimidade nacional e internacional. Portanto, a Regov já nasceu internacional!


E a grande novidade é que a equipe da revista já começou a organizar o próximo exemplar, de 2023. Então, se você quiser participar, ter a sua resenha, seu case, artigo, insight publicado na revista científica, entre em contato com o IGCP.


Para saber mais, acesse https://revistaregov.org/revista .


Assessoria de Imprensa do IGCP

Commenti


bottom of page