top of page

PRONAGOV abre ciclo de mentorias 2026 com a Câmara Municipal de Itajaí/SC

  • Foto do escritor: RGB
    RGB
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Abertura da mentoria marca a entrada do PRONAGOV no Legislativo municipal, com condução da RGB e foco em implementação prática de governança


O Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV), iniciativa do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), iniciou nesta segunda-feira (26) a etapa de mentoria com a Câmara Municipal de Itajaí (SC). A ação é desenvolvida em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB) e marca a primeira Câmara Municipal atendida no escopo do programa no âmbito do Poder Legislativo. A sessão contou com abertura do ministro do TCU, Augusto Nardes, embaixador da RGB.

 

A iniciativa amplia o trabalho já desenvolvido pelo PRONAGOV junto a prefeituras e adapta sua metodologia à realidade do Legislativo municipal, considerando as especificidades institucionais das Câmaras Municipais. A etapa de mentoria dá sequência à jornada de capacitação do programa, fortalecendo a aplicação prática dos conhecimentos em governança pública no ambiente institucional.

 

O projeto começou a ser estruturado com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que tornou Itajaí pioneira ao aceitar o desafio de implementar um programa de mentoria em governança pública. A escolha do município considerou, entre outros fatores, o perfil organizacional da Casa e o engajamento da alta administração, condição apontada como essencial para que a governança se consolide.

 

A atuação no Legislativo tem como uma das bases a Cartilha Governança no Poder Legislativo, elaborada pela diretora de comunicação e marketing da RGB, Cláudia Cataldi, em conjunto com o advogado Pedro Bueno, material que orienta a adoção de práticas de governança adaptadas às particularidades das Câmaras Municipais.

 

Para a presidente da RGB, Cristiane Nardes, o início do trabalho com Itajaí simboliza um marco: “Estamos levando para o Legislativo municipal um modelo que já mostrou resultados excelentes nas prefeituras”.

 

Como será a mentoria em Itajaí

O ciclo prevê 13 sessões de mentoria, totalizando 26 horas, com trilha construída a partir de diagnóstico baseado em levantamento prévio de governança. Entre os temas previstos estão liderança e sensibilização da alta administração, gestão de pessoas e cultura organizacional, planejamento estratégico institucional e orçamentário, controle interno, transparência e participação social, gestão de riscos, inovação legislativa, centro de governo e comunicação no Legislativo como ferramenta de governança. Ao final, será construído um plano de ação para implementação prática das melhorias.

 

A metodologia também contempla instrumentos para “navegar” pelas particularidades do Legislativo, com uso de diagnóstico de maturidade em governança como etapa de referência para orientar a implementação das boas práticas. A experiência de Itajaí servirá como projeto-piloto, com potencial de se tornar um modelo replicável para outras Câmaras no país. A programação inclui ainda a participação do Embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes, em uma das sessões, reforçando o caráter institucional e formativo da iniciativa.

 

Próximos atendimentos do Programa de Mentorias no PRONAGOV

Na sequência da abertura em Itajaí, o Programa de Mentorias inicia novos ciclos com a Prefeitura Municipal de Ijuí/RS (27/01/2026) e com a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo/RS (05/02/2026), reforçando a retomada da agenda de mentorias em 2026.


Assessoria de Comunicação - RGB

bottom of page