top of page
Buscar

Projeto pioneiro da RGB se transforma em livro que reúne especialistas em governança


Foto: Obra


A Rede Governança Brasil (RGB), com apoio de Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), lançará, neste mês de setembro, pela editora Mente Aberta, o 1° volume do RGB Entrevistas. A publicação reúne 24 entrevistas com membros voluntários da entidade, somando cerca de 200 páginas com rico conteúdo sobre governança e temas correlatos.


“O RGB Entrevista nasceu com intuito de oferecer um conteúdo de qualidade aos profissionais que estudam e atuam com governança no setor público. Após o sucesso do produto, a diretoria resolveu fazer uma publicação especial com as melhores entrevistas”, comentou Elise Brites, diretora institucional da RGB.


"A seção RGB Entrevistas foi um dos primeiros conteúdos periódicos disponíveis no site da rede colaborativa, totalmente conduzida por voluntários. A coletânea, em formato de livro, é uma celebração ao projeto que começou simples e tornou-se grandioso. Hoje temos cartilhas, E-books, guias e o primeiro código de governança pública do país. Trazer essa opção de ler a série de entrevistas em livro é mais um avanço da RGB em busca da excelência em seus conteúdos”, comemorou o embaixador da Rede e ministro do TCU, Augusto Nardes, que é um dos entrevistados da publicação.


“Um dos objetivos é que possamos nesse trabalho consolidado oferecer visões sobre governança no setor público e as suas diversas áreas para quem está fazendo mestrado ou doutorado, além de atender a quem trabalha diretamente com o assunto e deseja conhecer a opinião de profissionais experientes. Sempre com perguntas direcionadas à temática de governança, incluindo abordagens personalizadas e avançadas para os desafios da área, que vem sendo muito pesquisada”, explicou Eduardo Paracêncio, um dos idealizadores do projeto.


Servidor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e colaborador do Ementário de Gestão Pública e da Gestgov, Paracêncio disse ainda que a seleção do conteúdo foi feita pela equipe da Rede, que reuniu as principais entrevistas. “Ainda não temos no mercado uma publicação com a visão de quem trabalha diretamente com governança no setor público. A maioria dos livros que temos sobre o tema são muitos dentro dos aspectos teóricos, visão dos órgãos de controle e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico [OCDE]. A publicação RGB Entrevistas é primeira obra de quem trabalha e tem muita experiência com o tema”, observou.


Para a coordenadora do Grupo Mentoria e do Comitê de Capacitação da RGB, Cristiane Nardes, a ideia de compilado foi conhecer também o trabalho, a vida e as informações dos voluntários, que, muitas vezes, não são conhecidos por todos os membros da RGB, já que estão espalhados em diferentes regiões do país e do mundo. “É também uma forma de ter um contato maior com os membros a fim de conhecê-los. No momento que conseguimos entender isso um pouco mais, o networking acaba se expandindo”, comentou.


Ela complementou que, além dos conteúdos especiais do 1° volume, existem outras entrevistas para serem publicadas, que dependendo do sucesso da primeira versão, certamente terão continuação com o volume 2.


“Estamos preparando os detalhes finais para o lançamento, mas, assim como as demais publicações já lançadas, teremos a opção de acesso gratuito da versão em PDF em nosso site e também a oportunidade de adquirir a versão impressa no site da editora”, explicou.


Acesse o link da obra: https://www.rgb.org.br/estante-rgb



Cintia Lima

Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page