top of page
Buscar

Prefeitura de Solonópole assina decreto no quarto encontro de mentoria da RGB

Atualizado: 30 de set. de 2022


Foto: Mentoria


Na quinta-feira (24.03) aconteceu o quarto encontro da 4° Turma de Mentoria para Prefeitos da Rede Governança Brasil (RGB). A reunião contou com participação das prefeituras Solonópole (CE), Dourados (MS), Capitólio (MG), Itaobim (MG) e Primavera do Leste (MT). Ao final da sessão, a prefeita Vládia Nogueira, de Solonópole, assinou o decreto da política de Governança Municipal juntamente com os mentores da RGB.


O decreto nº 16/2022 institui a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito do Poder Executivo Municipal, que tem como objetivo difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle voltadas para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução e geração de resultados nas políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.


Cerca de 384 instituições brasileiras e mais de 15 estados já aplicam a metodologia da Governança Pública, e um dos objetivos é levá-la também para os debates em outros países da América Latina.


O encontro contou com a coordenadora do Comitê de Governança na Prática da RGB, Luana Lourenço, e a coordenadora do Comitê Mulheres da Governança, Viviane Obadowiski, que são as instrutoras responsáveis pelo Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, além da coordenadora do Grupo Mentoria e vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes.



Gestão de risco e LGPD


A Coordenadora do protejo também apresentou temas como gestão de risco para a prefeitura de Rio Grande (RS) e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) com foco na prefeitura de Diamantina (MG).



MENTORIA


A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

O Grupo de Mentoria, formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), tem a missão de capacitar os gestores públicos em questões relativas à governança.

A primeira turma de mentoria para prefeitos da RGB teve início em agosto de 2021. Até o momento, quatro turmas já finalizaram o processo de mentoria.



Assessoria de imprensa da RGB



bottom of page