top of page
Buscar

Prefeitura de Gurupi implementa processo de Governança Pública


Foto: Equipe da Prefeitura de Gurupi


Voltada para o aperfeiçoamento da gestão municipal e da prestação dos serviços à população, a Governança Pública desenvolve um trabalho balizado pela seriedade e integridade, proporcionando mecanismos de liderança, estratégia e controle. E é baseada nestas premissas que a Prefeitura de Gurupi vem trabalhando na implementação da Governança Pública na gestão municipal.


“O nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas de forma sustentável, com participação social e transparência. Para isso é necessário ter uma gestão eficiente, eficaz e efetiva e os mecanismos de Governança auxiliam a organizar a gestão. É o que desejamos, uma transformação de processos, de comportamentos, de atitudes; uma transformação na cultura organizacional visando a apresentação de resultados efetivos à nossa comunidade. Tudo dentro de um processo em que o cidadão possa se sentir incluído e respeitado, com processos claros e éticos”, explicou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.


A Prefeita lembrou que a gestão teve contato com o tema por meio de uma palestra com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, realizada em Palmas no final de 2021. “Após termos conhecimento um pouco mais aprofundado sobre o tema Governança e sobre os benefícios deste programa para a nossa comunidade, buscamos nos inserir no Programa de Mentoria, que tem proporcionado uma mudança interna em alguns líderes. É uma semente que esperamos germinar, crescer e gerar bons frutos”, frisou a Prefeita.


“A Governança também prioriza a transparência, a ética, a prestação de contas e a eficiência, que são princípios que norteiam a boa gestão. São estas boas práticas, com o acompanhamento e a mentoria da Rede de Governança Brasil, que vamos implementar em todos os processos gerenciais de todas as secretarias para que os nossos processos sejam mais eficientes e para que possamos entregar os melhores resultados, no menor tempo possível, para a população”, afirmou Kárita Carneiro, uma das supervisoras do Programa de Mentoria em Governança Pública da Prefeitura de Gurupi.


Segundo Kárita, o município está trabalhando na implantação do Programa de Governança Pública que deve ser institucionalizado pela gestão, por meio de um Projeto de Lei que está sendo elaborado e será enviado à Câmara de Vereadores em agosto. “Começamos o programa de mentoria em maio e já participamos de várias reuniões e o primeiro objetivo é institucionalizar a Governança Pública, por meio de lei, como uma política de estado, com isso nós vamos iniciar efetivamente a Governança”, finalizou Kárita Carneiro.


São membros da rede de Governança Pública de Gurupi a prefeita Josi Nunes; o secretário Municipal de Juventude e Esportes, José Carlos Bessa; a presidente do Instituto de Previdência Social de Gurupi (Gurupi Prev), Kárita Carneiro; a Controladora Geral do Município, Vilma Alves; a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Saky; e o secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes.



Rede de Governança Brasil


A RGB é uma Associação que trabalha em Rede, qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da Governança.


O Programa de Mentoria é destinado a Prefeituras previamente selecionadas, na busca de promover as boas práticas da governança, tendo como base a Cartilha Pública Municipal – Transformando sua Administração, lançada ano passado pela RGB em parceria com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público – IGCP e Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul – TCEMS; e também o Código de Boas Práticas em Governança Pública, publicado pela editora Mente Aberta, uma iniciativa da RGB com o apoio da ENAP e do IGCP.



Fonte: Ascom Prefeitura de Gurupi


bottom of page