top of page
Buscar

PRÊMIO RGB reúne autoridades de todo país para homenagear projetos na área de Governança

O Prêmio Rede Governança Brasil 2022 foi um sucesso e reuniu diversas autoridades do país para homenagear órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, além de estatais e pessoas da sociedade de economia mista que trabalham em prol da Governança. A premiação - que contou com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) – ocorreu na noite desta quinta-feira (01/12), no mega estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Setor Bancário Norte, em Brasília.


O principal objetivo do evento foi valorizar profissionais e instituições por terem as melhores práticas da administração pública em todo o seu ciclo de gestão, e, principalmente, por implantarem os três mecanismos de Governança, que são: liderança, estratégia e controle.


A premiação foi dividida em oito fases: Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional; Administração Indireta, Estatais e Sociedade de Economia Mista; RGB ESG em Governança – Gestão de Pessoas; RGB ESG Mentorias para Prefeituras; RGB Melhor Produto; Certificado Destaque Mulheres RGB; Menção Honrosa RGB e Ordem do Mérito RGB.


O primeiro lugar da categoria Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional ficou com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e quem foi receber o prêmio foi o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Júnior. “A gente se sente muito honrado pelo nosso trabalho estar sendo reconhecido hoje. E é uma ótima motivação para que nós possamos continuar trabalhando e ajudando no desenvolvimento sustentável do nosso país”, enfatizou.


O segundo lugar da categoria ficou com a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC; e o terceiro, com Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a UFMS. Na categoria Administração Indireta, Estatais e Sociedade de Economia Mista, o grande vencedor foi a Indústria de Material Bélico do Brasil. Desta vez, quem subiu ao palco para receber o troféu foi o diretor-presidente da IMBEL, Ricardo Rodrigues Canhaci.


“É muito gratificante ganhar este prêmio. É um reconhecimento de boas práticas com resultados muito bons, que são entregues para a sociedade por meio de produtos de defesa. A liderança é essencial para o êxito desta Governança e da boa gestão”, comentou. A segunda colocação desta categoria ficou com Serviço Federal de Processamento de Dados, o SERPRO; e a terceira, com o Banco do Brasil.


O ex-ministro da Saúde e atual coordenador do Comitê de Governança em Saúde da RGB, Nelson Teich, também prestigiou o evento e ressaltou a importância da implantação da governança no nosso país. “Se você não tiver dados, muita disciplina, governança, gestão e transparência, estratégia, controle, você nunca vai conseguir ter a eficiência que você precisa. E a governança é uma ferramenta que ajuda a trazer isso: o diagnóstico; você entende o que está acontecendo. Então a RGB e esse evento vêm coroar um ano de trabalho. É um evento muito importante e muito bom para todo mundo”, relatou.


A premiação contou com a presença de diversos voluntários da Rede Governança Brasil, que vieram de todos os cantos do país especialmente para a premiação. Eles são servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas que trabalham de forma gratuita e conjunta, que tem como objetivo disseminar as boas práticas de Governança no âmbito da sociedade brasileira. Para o presidente do Conselho de Administração da RGB, professor Luis Peixoto P. Vale, cada um deles tem um valor inestimável.


“Nós estamos voltados para o crescimento de uma forma sólida, consistente. Isso significa levar a governança a todos os lugares do Brasil. A governança é mais do que um conjunto de técnicas ou uma metodologia. É, na verdade, uma ideia que se incorpora a cultura organizacional”, disse.


Duas grandes novidades marcaram o evento neste ano. A primeira foi o selo de Excelência em Governança, concedido a Controladoria Geral da União, que já havia sido premiada em duas edições anteriores do Prêmio RGB. A outra, foi a premiação de entidades que se destacaram na dimensão de gestão de pessoas. E as vencedoras foram: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).


Outro momento que abrilhantou a noite foi a homenagem aos coordenadores do Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, que fizeram um excelente trabalho em diversos municípios. Na Mentoria em Governança Pública Municipal, as agraciadas foram a Cristiane Nardes, Luana Lourenço, Viviane Obadowski e Elflay Miranda. Na Mentoria Gestão de Riscos, as contempladas foram a Ludmila Maciel e a Marina Cavalini. Já na Mentoria em Compliance, as homenageadas foram a Danila Duarte, o Bruno Ferola e o Geraldo Falcão. E, na Mentoria LGPD, o Lucas Paglia.


Segundo o coordenador da comissão julgadora do prêmio, Weskley Rodrigues, neste ano a Rede Governança Brasil fez uma votação com seus membros - por meio de um formulário - para escolher o melhor produto; e o escolhido foi o Prêmio Rede Governança Brasil. “O prêmio - apesar de estar na sua terceira edição - já ganhou uma relevância nacional de extrema importância e tem um futuro ainda mais promissor. A partir de agora, as organizações manifestam o interesse em participar. Que venha a nossa quarta edição, que promete ainda mais”, relatou.


O trabalho, o talento e a participação feminina no ambiente de Governança também foram homenageados na festa. Receberam o Certificado Destaque Mulheres da RGB: Daniella Corado, Karolybe Utomi, Giselle Ferreira, Anna Dantas, Sandra Vespasiano, Luna Bouzada, Mariana Castro, Maira Caleffi, Cristiane Nardes, Sheila Campos, Adriana Sodré Doria, Danila Duarte, Heloysa Furtado, Roberta Codignoto, Cintia Caroline, Sandra Santiago, Elise Brites e Renada Andrade. E quem assumiu os microfones para agradecer, foi a Secretária do Comitê Mulheres da Governança (RGB), Dra. Roberta Castro.


“A gente tem feito um trabalho bem bacana para que a gente tenha cada vez mais a inserção da mulher no conselho de administração, em comitês, dentro da administração pública direta, indireta, fazendo com que a mulher tome o seu protagonismo sem fazer qualquer tipo de competição com os homens; e sim, trabalhar em conjunto; fazer com que a igualdade de tratamento seja válida para igualdade de gêneros”, ressaltou.


A diretora institucional da RGB, dra. Elise Brites - que comandou grande parte da premiação – foi contemplada com o primeiro lugar da Menção Honrosa RGB. “Eu me sinto muito honrada em receber todas essas homenagens. Realmente, a gente observar e verificar que a Governança, a Gestão de Riscos e o Compliance estão prosperando – não só na esfera privada, mas também na esfera pública – é muito significativo, muito importante, porque por meio da Governança a gente vai conseguir atingir novos e grandes resultados”, contou.


Além dela, outras duas autoridades receberam a homenagem: o coordenador do Comitê de Infraestrutura e Logística da RGB, José Luis Vidal, e o diretor executivo da RGB, Leonardo Andreotti. A diretora de Governança do IGCP, Cristiane Nardes, o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich e o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, ganharam a medalha de Ordem ao Mérito.


O buffet do evento foi servido pela equipe da Renata La Porta e a animação ficou por conta da banda Tom sobre Tom e pela Sinfônica da Polícia Militar.


PRONAGOV

No evento, também ocorreu o pré-lançamento do novo projeto do IGCP, chamado Programa Nacional de Governança Pública, o PRONAGOV, cujo principal foco é fazer um Brasil melhor, com políticas públicas implantadas. Sua missão é incentivar e acelerar a implantação da Governança Pública nos municípios brasileiros, com ética, integridade, foco na entrega de valor e implantação de boas práticas, garantindo transparência no controle de gastos e nos processos internos das prefeituras.


O PRONAGOV visa ainda a construção de competências, habilidades e atitudes necessárias ao servidor e empregado público para uma atuação totalmente de acordo com as diretrizes e políticas de Governanças recomendadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para saber mais, acesse: pronagov.com.br



























Assessoria de Comunicação do IGCP


bottom of page