top of page
Buscar

Parceria RGB: Implantação de plano de integridade é destaque em workshop promovido pela SEIG


Foto: Encontro


A importância da implantação de um programa como o Farol, como forma de fomentar a cultura da integridade no município de João Pessoa, a partir das iniciativas da alta administração, com a colaboração dos servidores públicos municipais, foi destaque durante o 2º Workshop de Governança, Integridade e Prevenção à Corrupção, realizado pela Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG), nesta quarta-feira (30), transmitido pela web, em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB).


Segundo o secretário da pasta, Kleber Marques, a gestão do prefeito Cícero Lucena é de estímulo à prática de uma cultura de integridade e ética de seus agentes públicos.


“Trabalhamos para a construção de ambientes íntegros e éticos na gestão pública municipal. O nosso programa de integridade e compliance do município de João Pessoa, o Farol, nos permitirá alcançar mais eficiência na gestão, além da aplicação mais adequada do dinheiro público, o que se converterá no aumento da qualidade dos serviços oferecidos à população”, pontuou.


Práticas de governança – A palestra foi ministrada pelo secretário executivo adjunto do Ministério do Meio Ambiente, Daniel Catelli. Catelli deu exemplos de ações práticas de governança e compliance que as instituições públicas devem observar. Ele destacou que, para um bom programa de integridade ser eficiente, é preciso o comprometimento da alta direção.


“A mudança de cultura é o principal ponto a ser observado. João Pessoa já deu o primeiro passo ao promover um programa de integridade. Eu entendo que o primeiro grande desafio é demonstrar para o gestor público, nas mais variadas esferas, que a governança e a integridade são ferramentas para desenvolvimento da gestão”, ressaltou Catelli.


Rede de Governança Brasil – A vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Latino-Americana de Governança, Cristiane Nardes, pontuou sobre a parceria da SEIG com a Rede de Governança Brasil, no sentido de promover e difundir as práticas de governança, como estratégia para direcionar a gestão, com vistas à condução e geração de resultados nas políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.


“É uma importante ferramenta de planejamento na gestão da coisa pública. João Pessoa está fazendo sua parte para promover uma gestão baseada em resultados, participação e eficiência”, finalizou.



Fonte: Ascom/SEIG



bottom of page