top of page

Município mineiro adota cartilha da RGB e inicia implantação da governança pública

Atualizado: 22 de jul. de 2021


ree

Foto: crédito da Prefeitura de Ouro Branco

Com cerca de 40 mil habitantes, a Prefeitura de Ouro Branco (MG) adotou a cartilha “Governança Pública Municipal – transformando sua administração”, publicação elaborada numa parceria da Rede Governança Brasil (RGB), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Editora NT e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

ree

“Durante os quatro anos do meu primeiro mandato nós tivemos uma gestão eficiente, baseando também num aplicativo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que é o Mandala. Agora nós queremos fazer a governança municipal. Qual a diferença de uma administração eficiente para uma que tem a governança? Na governança você tem a participação da população, tem a participação de um conselho. Você não só cuida do dia a dia da prefeitura, mas faz aquilo que a população gostaria que todo administrador fizesse”, explicou o prefeito Hélio Campos.


A cartilha traz as principais diretrizes das boas práticas de governança, tais como a participação social, transparência, integridade, eficiência, tecnologia e comunicação.


“A liderança pública busca um comportamento ético, profissional e focado no alcance de resultados que estejam alinhados com as expectativas da sociedade. Isso é governança pública”, afirmou o prefeito no vídeo institucional em que anuncia os trabalhos para implantação da governança no município.


Para o diretor de Assuntos Estratégicos da RGB e coordenador do Grupo de Trabalho das Cartilhas, Douglas Avedikian, a publicação auxilia os prefeitos comprometidos com a boa governança, que buscam satisfazer as necessidades da população e estão abertos à inovação.


“A cartilha foi carinhosamente elaborada pelo nosso grupo de trabalho composto por voluntárias e voluntários extremamente profissionais e com grande conhecimento em governança e gestão pública. Sua linguagem é bem clara e de fácil compreensão para que todos possam desfrutar desse referencial para implantação da governança nos municípios”, finalizou o coordenador.


O material, distribuído em todas as cidades brasileiras, traz em seu conteúdo orientações sobre como aplicar os conceitos de governança na prática, casos de sucesso e também um questionário no qual os gestores podem identificar como está seu órgão em relação à maturidade da governança.​ Acesse aqui.

Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato

(61)9811-6788 e (65) 99619-6788


Comentários


bottom of page