Ministro do TCU esclarece agendas públicas e nega intenção eleitoral
- Denise Margis
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Na última sexta-feira, 30 de janeiro, após a publicação da nota intitulada “Ministro do TCU faz campanha antecipada para a eleição deste ano”, o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes enviou direito de resposta ao portal O Globo, esclarecendo que o conteúdo divulgado contém erros factuais e interpretações equivocadas.
O mandato do ministro encerra apenas em outubro de 2027, e não em 2026, como foi publicado. Na ocasião de sua resposta, Nardes esclareceu que não possui qualquer filiação partidária ou manifestação de intenção de candidatura, afirmando que não é candidato a deputado federal nem declarou, até o momento, qualquer pretensão eleitoral.
O ministro explicou que as agendas mencionadas na nota se referem a audiências públicas e auditorias oficiais, realizadas no exercício de suas funções como relator de processos no TCU e que foram amplamente divulgadas à imprensa, autorizadas pela Presidência do TCU e contaram com a presença de auditores do Tribunal, conforme os procedimentos institucionais.
As atividades, segundo Nardes, não se restringiram ao Rio Grande do Sul, tendo ocorrido também em estados como São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraíba e Ceará, o que reforça o caráter técnico, público e institucional das ações.
“A realização de audiências públicas e auditorias faz parte das atribuições do Tribunal de Contas da União. Como relator, tenho o dever de orientar os técnicos e buscar subsídios que fundamentem meu voto, sempre com transparência e dentro da legalidade”, destacou o ministro em sua manifestação.
Por fim, Augusto Nardes reforçou que audiências públicas, fiscalizações e auditorias integram as competências dos ministros do TCU, que podem e devem buscar elementos técnicos para embasar suas decisões, não havendo qualquer irregularidade ou conotação eleitoral nas atividades desempenhadas.
Acompanhe a íntegra da publicação: https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/lauro-jardim/post/2026/01/ministro-do-tcu-faz-campanha-antecipada-para-a-eleicao-deste-ano.ghtml
Assessoria de Comunicação - RGB








Comentários