Imortais da Governança e da Cultura
- RGB

- 8 de ago.
- 2 min de leitura

Em um gesto que une a tradição centenária da cultura brasileira à vanguarda da boa governança, a Rede Governança Brasil (RGB) e a Associação Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) oficializaram uma parceria histórica. Como fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições, será criada uma medalha especial para homenagear, no ano de 2025, membros da RGB que se destacaram por sua dedicação e contribuições excepcionais ao fortalecimento dos princípios e das boas práticas de governança no setor público e privado em todo o território nacional.
A honraria será entregue no dia 18 de novembro de 2025, durante o Prêmio RGB do Ano, evento que reconhece atuações relevantes e que conta com o patrocínio de entidades de peso como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).
A medalha levará o nome do Embaixador da RGB e patrono da Governança Pública no Brasil, Ministro João Augusto Ribeiro Nardes, que, além de sua marcante trajetória no Tribunal de Contas da União, integra o seleto grupo de imortais da ABRASCI, instituição cultural com mais de 100 anos de história dedicada à valorização das artes, da ciência, da história e da literatura.
O prestígio da imortalidade acadêmica também é compartilhado por Cristiane Nardes, presidente da Rede Governança Brasil, que ocupa igualmente uma cadeira na ABRASCI, em reconhecimento à sua imensa contribuição para a disseminação das boas práticas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance no Brasil. Sob sua gestão, a RGB ampliou parcerias estratégicas, fortaleceu a atuação em todo o território nacional e consolidou o Prêmio RGB do Ano como a principal celebração de reconhecimento à governança no país.“A cadeira que ocupo na ABRASCI representa mais do que um título: é um ponto de encontro entre a cultura e a governança. No Prêmio RGB do Ano, celebramos não apenas resultados, mas valores que moldam um Brasil mais ético e eficiente. Na minha gestão, temos trabalhado para que cada projeto da RGB seja não apenas bem executado, mas também inspirador, capaz de deixar um legado real. Unir a tradição da ABRASCI ao dinamismo da governança é transformar história em ação concreta”, destacou Cristiane.
Somando-se a este quadro de excelência, Waldireni Paula de Morais Chelala, presidente do Conselho Diretor da ABRASCI, reforça com sua liderança a missão da entidade, guiando-a no compromisso de unir a erudição cultural ao fortalecimento da governança e da ética pública no Brasil.
Assim, a criação da Medalha Ministro João Augusto Ribeiro Nardes não apenas homenageia um ícone da governança pública, mas simboliza a união entre a erudição cultural e a prática efetiva da boa gestão, valores que tanto a ABRASCI quanto a RGB cultivam e disseminam para as futuras gerações.
Cláudia Cataldi - Diretoria de Comunicação e Marketing da RGB (via Portal Notícias Diárias)








Comentários