top of page
Buscar

Governança e empreendedorismo impulsionam o crescimento e geração de emprego e renda em Arinos-MG


O município de Arinos, localizado no noroeste de Minas Gerais, se tornou referência nacional na geração de emprego e renda, na implantação de parques fotovoltaicos e atraído a atenção de centenas de multinacionais. Para se ter uma ideia, em dois anos e três meses, a arrecadação deles quase dobrou, passando de um orçamento de R$49 milhões, em 2021, para um orçamento já previsto, para este ano, de R$81 milhões.


De acordo com o prefeito Marcílio Álisson Fonseca de Almeida, este crescimento exponencial veio após eles iniciarem um trabalho de governança na região, por meio de mentorias realizadas pela Rede Governança Brasil (RGB), que é mantida pelo Instituo Latino-Americano de Governança e Compliance Público, o IGCP.


“Uma das principais iniciativas que a gente instituiu no município foi através da RGB, com este acompanhamento máster do ministro Nardes, com o trabalho de gestão e aprimoramento das ações no Centro de Governo. Este tipo de trabalho refletiu em várias cadeias e, internamente, permitiu a gente ter uma interação melhor do todo da gestão municipal. Então, através da mentoria da RGB, nós implantamos o Decreto da Governança, estamos com a tramitação da lei já no município e fizemos algumas ações de captações, porque o maior foco do nosso trabalho é na geração de emprego e renda”, disse.


Tudo começou, segundo o prefeito, no início da sua gestão, quando foi detectado que era preciso melhorar a arrecadação do município. Só assim seria possível instituir as ações necessárias na saúde, na educação, em todas as áreas de desenvolvimento. Arinos era o município que menos crescia no noroeste de Minas Gerais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até que tudo mudou.


“Hoje Arinos é um dos municípios que mais cresce no Brasil devido a este avanço que nós tivemos não só na Governança, mas também na geração de emprego e renda. Nós instituímos este Centro de Governança através da RGB, fizemos algumas ações para captação de empresas no nosso município. Nos dois primeiros anos a gente conseguiu a implantação de 350 empresas novas no nosso município, desde uma barraquinha de cachorro quente até uma distribuidora regional da Coca-Cola. Aliado a isso, junto ao governo do Estado, nós instituímos essas ações com foco na produção de energia solar, através das usinas fotovoltaicas”, ressaltou o prefeito.


Foi aí que eles decidiram diminuir o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) destas empresas, o que foi um fator crucial para a vinda delas para o município. Elas são multinacionais que trabalham no mundo todo, com o planejamento para o ano inteiro, que envolvem ações e investimentos. Atualmente, o município tem várias empresas de energia fotovoltaica, que já estão com os projetos aprovados para a implantação de parques fotovoltaicos. E através delas surgem várias outras empresas terceirizadas, que geram uma cadeia de serviço dentro do município.


De acordo com a mentora-docente do Programa de Mentorias da RGB, Viviane Obadowski, esse trabalho com as prefeituras tem sido um processo muito gratificante e de sucesso, onde todo o grupo de trabalho dos servidores e cargos de confiança das prefeituras, mentorados pelo corpo técnico da RGB, pensam e estruturam metas e objetivos, trazendo a estratégia para a gestão pública; o que culmina na implantação de boas práticas da governança, como o controle e a transparência.


“Os líderes estão tomando para si a tarefa de fazer a governança acontecer nos municípios. Planos de ação, colocados em prática, estão transformando as comunidades e trazendo um valor público perceptível, podendo ser tangibilizado, como o caso de Arinos. Implantar as boas práticas da governança é um diferencial competitivo e gera um ciclo virtuoso na gestão”, afirmou .


Segundo o Sistema Nacional de Empregos (SINE/Arinos), hoje há mais de cem vagas disponíveis para a população do município, o que mostra que há oportunidades, mas não tem mão-de-obra qualificada e disponível para o trabalho.


A estimativa do IBGE é que a cidade tenha cerca de 17.850 moradores. Ou seja, essa é uma das cidades que mais tem vagas de emprego por habitante no Brasil, e que está crescendo cada dia mais! Além disso, Arinos tem um Agronegócio puljante, que tem evoluído muito por meio de diversas parcerias com os produtores rurais.


No que se refere a energia fotovoltaica, estão chegando outros investimentos, e agora que um Centro Agroindustrial está sendo montado, mais empresas serão captadas. Até o momento, 28 empresas – de médio a grande porte – já fizeram seu pré-cadastro para investir no município. Este é o resultado de um bom trabalho de Governança, que deveria inspirar muitas outras cidades brasileiras.


Assessoria de Comunicação do IGCP


Foto: Bruno de Alencar Valadares

bottom of page