top of page
Buscar

Gestão de Riscos de Compliance para Prefeituras é tema de debate do IEL/BA nesta quinta-feira


Foto: Ilustração


O evento online “Gestão de Compliance para Prefeituras” será transmitido nesta quinta-feira (05.07), a partir das 9 horas (horário de Brasília-DF), via canal do YouTube do Instituto Euvaldo Lord da Bahia (IEL/BA), e contará com a participação do advogado e especialista em compliance, Bruno Ferola, e do professor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e técnico EAD em Gestão de Risco do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance, Nilton Moreira.

O evento será mediado pelo superintendente do IEL/BA, Evandro Muzo.

“O webinar objetiva buscar, por meio de exemplos práticos e ferramentas de gestão, como trabalhar em situações que podem gerar potenciais riscos de corrupção, imagem, reputação, financeiros, ambientais e fiscais, de modo a tomar melhores decisões no dia a dia da atuação profissional”, explicou o advogado Bruno Ferola, um dos voluntários da Rede Governança Brasil (RGB).

A proposta é fomentar uma reflexão a respeito dos benefícios da gestão de riscos para qualquer instituição, quando incorporada não somente para a tomada de decisões, mas para uma maior transparência em suas atividades do dia a dia, de forma que tal prática seja vivenciada por todos os colaboradores.

“A gestão de riscos cria valor para a instituição, uma vez que se antecipa a possíveis eventos com consequências negativas, e que podem ocorrer no futuro. A instituição tem a possibilidade de discutir e ouvir especialistas da área, para que consigam encontrar a melhor relação custo/benefício”, orientou o professor Nilton Moreira, sobre o tema.

O professor ainda completou que “tais decisões buscam ser mais fundamentadas e com transparência uma vez que todo esse processo é elaborado de forma documentada, sendo, os pareceres, registros fundamentais para a tomada de decisões”.

Moreira enfatiza ainda que a gestão de riscos não é algo subjetivo. “Destaca-se a norma ISO IEC 31000:2018, que apresenta instrumentos para que a gestão de riscos possa ser realizada de forma a atender certos princípios e de forma estruturada. Assim, espera-se que a gestão de riscos quando bem fundamentada, estruturada, implantada e tendo os colaboradores como parte deste processo, amplie as chances de a instituição alcançar seus objetivos”, concluiu

Da Assessoria de Imprensa RGB

Contato: imprensa@rgb.org.br

(61) 9811-6788/ (65) 99619-6788

bottom of page