top of page
Buscar

Fruto de Mentoria da RGB, prefeitura de João Pessoa/PB vence prêmio internacional

Atualizado: 19 de out. de 2023



Trata-se do prêmio Diligent Latin America Awards 2023, que avalia os programas de Governança e Compliance, no Brasil e na América Latina.


Assim, após mentoria da Rede Governança Brasil, associação civil sem fins lucrativos, composta por especialistas dos setores público e privado, a prefeitura de João Pessoa foi agraciada na quinta-feira (17) com a láurea na categoria Líder de Conformidade e Ética. A equipe responsável pelo treinamento, contou com um corpo de profissionais voluntários de excelência da Rede que é mantida pelo IGCP, capitaneados por Danila Duarte, Bruno Ferola, Daniel Catelli com supervisão de Geraldo Falcão e projeto da Diretora Executiva, Cristiane Nardes Farinon.


O IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), cuja presidente fundadora foi Cristiane Nardes Farinon, hoje dirigindo a Instituição, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão disseminar a Governança e o Compliance no Brasil e na América Latina.


“A RGB juntamente com o IGCP vem trabalhando de forma incansável para atender os mais de 250 municípios que já aderiram as mentorias do Pronagov – Programa Nacional em Governança Pública. A cidade de João Pessoa, entre outras já reconhecidas, como São Cristóvão (SE) premiada com o Selo Azul da Caixa, Capitólio (MG), Prêmio GestãoGov.br e Arinos (MG) selecionado para receber investimentos internacionais em energia fotovoltaica na ordem de 2 bilhões de reais, entre otros. Os resultados são tangíveis e mostram que as cidades que estão investindo na implantação da política de governança pública estão se destacando, ganhando mais credibilidade e segurança jurídica e os prefeitos(as) sendo reconhecidos. Mas quem ganha mesmo é a população, pois uma prefeitura com governança, entrega melhores resultados, políticas públicas mais eficientes e efetivas. Diante deste trabalho, e reconhecimento dos municípios que atendemos de forma voluntária, sabemos que a RGB e o IGCP estão cumprindo seu papel social, que tem como propósito maior, sensibilizar a população brasileira a criar uma consciência a favor de mais transparência, ética, integridade e menos corrupção, resultando em uma grande transformação cultural para as próximas gerações,” revelou a Diretora Cristiane.


“Iniciamos as mentorias do programa de integridade de João Pessoa – PB em 2022 cujo projeto, extremamente gratificante, foi o começo de um trabalho onde a prefeitura iniciou a implementação de diversos mecanismos de governança. Sabemos que o nosso trabalho não apenas reforça a confiança da comunidade, mas também propõe um modelo inspirador para outras cidades que almejam um governo pautado na ética e na integridade pública. Quanto ao nosso papel como mentores na RGB, ele vai além da mera transmissão de conhecimentos e experiências durante essas sessões de orientação, porque diferentemente de uma consultoria, enquanto mentores, sabemos que desempenhamos um papel essencial na construção da integridade pública em nosso país”, asseverou Danila Duarte, Coordenadora do Comitê de Anticorrupção e Compliance da RGB.


Na cerimônia, em São Paulo, estiveram presentes o Prefeito, Cícero Lucena e o Secretário Executivo de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção, Kleber Marques, recebendo o troféu que celebra profissionais exemplares em governança, risco, auditoria, compliance e ESG.


“Este reconhecimento é um mérito da RGB, decorre da mentoria que recebemos a partir de março de 2022. Vencemos nos quesitos critério e inovação e o auxílio técnico que recebemos, na validação dos processos, nos permitindo sobretudo ter autonomia de avançar na tomada de decisões, foi o diferencial. Desde que o Ministro Augusto Nardes, Embaixador da Rede veio aqui e começou a nos auxiliar, sempre no nosso ritmo, percebemos que este seria o nosso caminho. A mentoria da equipe composta pela Danila, Bruno, Daniel e Geraldo, foi muito dialogada. A RGB prepara e mentora pessoas para sua qualificação , motivação e preparo para constituição de seus processos de Governança , preparando-os para atender a legislação aplicável vigente , exigências de órgãos de controle estabelecidos e trazer o resultado esperado pela população atendida pela administração pública de nossa responsabilidade”, concluiu o Secretário Kleber Marques.


Diretoria de Comunicação e Marketing da Rede Governança Brasil

bottom of page