Buscar

Embaixador da RGB participa do VIII Congresso dos Auditores do TCU


Foto: VIII Congresso dos Auditores do TCU


O evento acontece no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis-SC


Aconteceu, na noite de segunda-feira (18/4), no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), a cerimônia de abertura do VIII Congresso Nacional dos Auditores Federais do TCU. A evento foi marcado por muitos reencontros de colegas que não se viam há mais de quatro anos, em virtude da pandemia, e pelo congraçamento entre todos os presentes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do embaixador da RGB e ministro do TCU, Augusto Nardes, que fez questão de enaltecer o trabalho dos Auditores diante das demandas da sociedade. Nardes ainda enfatizou o excelente papel desempenhado pelo TCU e a representação externa dessa atuação, como a escolha do Tribunal para assumir a presidência do Intosai.

"Transmitir a minha satisfação e o meu orgulho de ter participado de uma equipe com essa capacidade de mostrar ao Brasil o caminho. Não somos uma instituição da zona de conforto, de somente votar os processos e verificar quem cometeu ilegalidade ou não. Mas o hoje o TCU tem capacidade de mostrar os caminhos para o Brasil", pontuou o ministro.

O ministro do TCU ainda parabenizou o presidente da Auditar, Eduardo Rezende, por sua dedicação à frente da associação e pelo brilhantismo.

"A Auditar tem a capacidade de unir todo esse time e mostrar esses caminhos. Portanto, eu espero que este evento seja mais um momento de a gente pensar na nação brasileira", disse Augusto Nardes.

O presidente do TCE de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes, enalteceu a atuação do Tribunal de Contas da União e avaliou que a instituição é referência na Administração Pública brasileira, inclusive para o órgão que ele preside. De acordo com ele, é um momento desafiador para o Controle, mas é preciso lançar mão do diálogo como forma de solucionar conflitos.

"Um controle preventivo e proativo, sem perder de vista o lado humano da administração pública", avaliou o presidente Adircélio de Moraes.

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, também participou do evento de abertura e elogiou a escolha do tema do Congresso: os desafios do Auditor em um novo tempo.


"Há um grande desafio que se coloca para todos que é o de sermos identificados pela sociedade brasileira como atores absolutamente importantes, relevantes e imprescindíveis", disse Cezar Miola.


O controlador-geral do Estado do Goiás e auditor do TCU, Henrique Ziller, parabenizou o presidente da Auditar por ter assumido o desafio da presidência da Auditar nesse momento tão delicado, mas, ao mesmo tempo, tão importante que os auditores vivem.


Henrique Ziller também pontuou o importante trabalho desempenhado pelos Auditores e falou sobre o que tem sido construído ao longo dos anos com o trabalho do TCU. "É um orgulho para a gente perceber que, na soma desses esforços, dessa comunidade que aqui está, estamos construindo coisas extremamente relevantes", parabenizou o controlador.


Ainda durante o evento, a Auditar homenageou os integrantes da mesa de abertura com troféu simbolizando o importante trabalho realizado pelas autoridades ao Brasil e à sociedade brasileira.

Após a entrega das comendas, o presidente da Auditar declarou aberto o VIII Congresso dos Auditores, que terá debates durante toda terça e quarta-feira. Acompanhe ao vivo também pelo Youtube da Auditar.



Fonte: Ascom Auditar