top of page
Buscar

Embaixador da RGB destaca os avanços da Governança na 3ª Turma de Mentoria


Foto: 3ª Turma de Mentoria


“A tese da Governança é uma tese que pegou no Brasil, senhores prefeitos. Impressionante como está crescendo o movimento em toda nação brasileira. Nós conseguimos implantar no Governo Federal e aos poucos estamos implantando em todos os estados”, afirmou o embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB) e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, no primeiro encontro virtual da 3ª Turma de Mentoria para Prefeitos, que aconteceu na tarde de segunda-feira (04.09).


Chefes do Poder Executivo e assessor das cidades de Varzelândia (MG) das cidades de Belo Vale (MG), Itabuna (BA), Canguçu (RS), Paraupebas (PA) e Jaru (RO) tiveram a oportunidade conhecer sobre a temática da governança por meio de conceitos e noções básicas, além dos seus riscos.


Durante o encontro, Nardes mostrou-se otimista com o crescimento da tese da governança no país, na qual tem acompanhado o processo nos últimos anos. “Esse é o momento adequado de implantação, porque ainda tem três anos pela a frente de administração. Portanto, é a hora de organizar tudo para que essa viagem que vocês vão enfrentar seja bem- sucedida”, ressaltou.


O embaixador da RGB disse ainda que o debate sobre a governança tem ganhado espaço em outras esferas públicas. “Estamos avançando muito no Judiciário. Em novembro, vamos ter um grande evento, em Minas Gerais, para implantar as boas práticas de Governança junto ao Tribunal de Justiça de lá”, revelou.


Ao final do encontro, os participantes puderam tirar dúvidas e relatar suas experiências com a mediadora do Grupo Mentoria e vice-presidente do Conselho de Administração da RGB, Cristiane Nardes e coordenadoras Luana Lourenço e Viviane Obadowiski.



Projeto de Mentoria


Nardes relatou que muitos gestores municipais não conhecem, de forma aprofundada, como funciona a administração pública. “Muitos deles são preparados para a esfera privada, enfrentando uma série de burocracia na área pública”.


Nesse contexto, o projeto de Mentoria ajuda no processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Um dos materiais utilizados é a cartilha de “Governança para os Municípios Brasileiros”. O grupo é formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP).


No total, a mentoria tem duração de 12 horas, com certificado ao final do processo, para as prefeituras que encerrarem a participação nos encontros virtuais. O encerramento vai acontecer no dia 7 de março de 2022. Na ocasião, os prefeitos vão poder expor o caminho e a jornada da implantação da política de governança no seu município.




PREFEITOS


Valquíria Cardoso – Varzelândia (MG)

Waltenir Liberato Soares - Belo Vale (MG)

Augusto Castro - Itabuna (BA)

Marcus Vinícius Muller Pegoraro – Canguçu (RS)

Darci José Lermen - Paraupebas (PA)

Joao Gonçalves Silva Júnior – Jaru (RO)



O próximo encontro será no dia 25 de outubro.




Da Assessoria de Imprensa RGB







bottom of page