top of page
Buscar

Embaixador da RGB destaca meios de governança no I Fórum Anticorrupção em João Pessoa

Atualizado: 3 de out. de 2022


Foto: Ministro Augusto Nardes no I Fórum Anticorrupção em João Pessoa



O embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB) e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, participou nesta quinta-feira (09.12) do I Fórum Anticorrupção promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento teve como objetivo debater o assunto no dia internacional de combate à corrupção.


Nardes declarou que o enfrentamento a atos corruptos é mais efetivo num ambiente de governança sólida. “Muitos não apresentam as ferramentas necessárias para fazer essa mudança estrutural de cultura no Brasil”, disse.


“Fala-se muito em compliance e integridade, mas quem direciona é a liderança maior, a governança que pode ser exercida pelo líder...seja o presidente da câmara, prefeito, governador e presidente da república. Quem direciona isso é o que dá o caminho e as ferramentas”, destacou Nardes.


Atualmente, os tribunais de contas de todo Brasil estão trabalhando em conjunto para aperfeiçoar a maturidade dos processos de monitoramento e avaliação. Para o ministro do TCU, trabalhar preventivamente é melhor que punitivamente. “A inexistência de indicadores na administração pública nos dá uma situação de fragilidade no sistema administrativo e político de um estado, município e país”, analisou.


O Projeto de Lei 9163/17, que cria a política de governança pública na União, aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), no dia 23 de novembro, também foi destacado pelo embaixador da RGB. “Conseguimos depois de muita articulação aprovar essa primeira etapa e agora vai para comissão de justiça, e passará o Brasil a ter uma política através de uma lei de governança”, explicou.


Ao final da exposição, o ministro do TCU comentou sobre o Prêmio da RGB que acontecerá no dia 16 de dezembro.


O encontrou aconteceu no formato híbrido, transmitido pelo canal do YouTube da TVCâmaraJP e contou com a participação de várias autoridades locais.



Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page