top of page
Buscar

Em palestra no RS, embaixador da RGB mostra avanços na área ambiental


Foto: Ministro Augusto Nardes


“Montando uma boa estrutura de desenvolvimento sustentável, respeitando as nossas nascentes, poderemos exportar para o mundo todo com credibilidade porque o Brasil tem a maior preservação de floresta do planeta”, afirmou o embaixador da Rede Governança Brasil (RGB) e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, durante sua exposição na 22ª Expodireto Cotrijal (Feira Internacional do Agronegócio), na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.


O ministro também recebeu a comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, como reconhecimento do processo de emancipação da brigada militar.


Com a temática “A nova agenda mundial de proteção do clima e a solução para a crise hídrica do Rio Grande do Sul”, Nardes comentou sobre todo projeto de governança no TCU e auditorias que auxiliaram na questão ambiental.


“Eu fui ao Rio 2012 e, depois que voltei de lá, me convenci que nós tínhamos que fazer uma auditoria para ver ser estávamos preservando o desenvolvimento sustentável no Brasil. A partir daí começou um trabalho de indicadores de governança para toda a nação brasileira”, lembrou após montar auditorias coordenadas.


Mostrando o mapa, o embaixador da RGB ressaltou que agricultores precisam ser conscientizados em relação à proteção do clima. “Se não fizermos uma proteção do clima, não vamos ter água o suficiente. Temos que partir do agricultor um processo de conscientização de que ele pode ajudar toda comunidade com diálogo coerente com as instituições que fazem toda a proteção ambiental”, enfatizou. Nardes revelou que esse processo está sendo feito nos estados de Minas Gerais e Goiás.


O ministro do TCU ainda expôs dados de auditorias de governança em áreas protegidas na América Latina, em 2019, no qual vem apresentando melhorias em relação a outros países à frente da Europa e Estados Unidos. “Já estamos com avanços consideráveis, passando 2.415 áreas protegidas em toda América Latina. A partir de 13 indicadores, orientamos o que cada país pode fazer para preservar o meio ambiente e continuar produzindo a sua lavoura e tirando a riqueza de forma sustentável”, observou.


O evento foi transmitido, ao vivo, pelo o canal do Youtube.


A 22ª Expodireto Cotrijal


A 22ª Expodireto Cotrijal (Feira Internacional do Agronegócio), acontecerá de 06 a 11 de março de 2022, na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, onde apresentará temas de relevância nacional e internacional: Agrotecnologias, Combate à Fome, Governança, Geração de Emprego e Renda no Campo, Sustentabilidade, Meio-Ambiente, Produção Sustentável, Investimentos, entre outros.



Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page