top of page
Buscar

Com suporte da RGB, município de SP institui governança e é destaque no G1


Foto: Presidente Prudente


O Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras da Rede Governança Brasil (RGB), com apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), tem apresentado bons resultados. A Prefeitura de Presidente Prudente (SP), primeira cidade paulista a participar do Programa, publicou esta semana, no Diário Oficial Eletrônico (DOE), o decreto municipal 33.507/2022, que institui a Política de Governança Pública e Compliance.


O documento é assinado pelo prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e pelos secretários municipais de Administração, João Donizete Veloso dos Santos, e de Finanças, Célia Marisa Molinari de Mattos. O decreto traz conceitos de governança pública, compliance público, valor público, alta administração e gestão de riscos, que exemplificam as ações a serem realizadas no município.


O prefeito Ed Thomas destacou a importância do decreto e o que o Programa de Mentoria ajudou no processo de governança. “Com o apoio da Rede Governança Brasil, estamos organizando o município com liderança, estratégia e controle. Nossos valores são baseados na ética, transparência, responsabilidade, justiça social, eficiência e melhoria contínua, visando ser referência nacional como polo de desenvolvimento regional, potencializando nossas vocações em tecnologia, agronegócio, comércio e serviços”, disse.


E acrescentou: “Nosso objetivo é entregar serviços de excelência para a sociedade, investir no desenvolvimento justo e sustentável, proporcionando condições para que os cidadãos conquistem autonomia, independência e tenham orgulho de pertencer a esta cidade. Com isso, faremos jus ao lema da nossa bandeira: “O trabalho tudo vence”, afirmou o prefeito de Presidente Prudente.


Mentoria

A Mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

O Grupo de Mentoria, formado por profissionais voluntários da RGB e do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), que seguem o Guia do Programa de Mentoria para os municípios brasileiros, publicação inspirada na obra “Teoria U: como liderar na percepção e realização do futuro emergente”, de C. Otto Scharmer.

Prêmio Marco Maciel

No último dia 20 de setembro, o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP) foi o grande ganhador do Prêmio Marco Maciel 2022, concedido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), na categoria “ESG e Compliance em RIG”, pelo Case da RGB.

O maior destaque do documento são ações sociais voltadas para a governança. Uma delas envolve o Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, que iniciou suas atividades em 2021.



Foto: Ascom Presidente Prudente



Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page