top of page
Buscar

Com assinatura de decreto, 5 ° Turma completa Programa de Mentoria para Prefeitos

Atualizado: 30 de set. de 2022


Foto: Turma de Mentoria RGB


Nesta terça-feira (12.07), a 5° Turma de Mentoria para Prefeitos da Rede Governança Brasil (RGB) encerrou suas atividades. O encontro teve a participação das prefeituras de Gurupi (TO), Santa Rita do Tocantins (TO), Três de Maio (RS), Natalândia (MG) e Vitória das Missões (RS).


A reunião, transmitida pelo canal do YouTube da RGB, contou com exposições dos municípios e assinatura de decreto de governança pública pela prefeitura de Vitória das Missões.


A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, abriu o debate falando da cidade e a importância do programa de mentoria. “Estamos na fase de institucionalização legal da política municipal de Governança Pública. Com este trabalho buscamos o aperfeiçoamento da gestão de pessoas para condução da Governança Pública nas atividades e processos de gestão com aplicação do programa específico de integridade e gestão de riscos”, explicou.


“Quero dizer a todos que nós aprendemos muito e com certeza saímos daqui renovados e fortes. Por mais que o município seja simples, Santa Rita sai com muita vontade de crescer. Vocês não têm noção o quanto fizeram o bem para essa comunidade”, disse emocionada Neila Maria Moraes, prefeita de Santa Rita do Tocantins.


A coordenadora do Grupo Mentoria e do Comitê de Capacitação da RGB, Cristiane Nardes, destacou cada etapa do projeto e agradeceu o fim da jornada. “Parabéns a vocês pela dedicação e empenho. É uma felicidade estarmos encerrando hoje essa mentoria, sabendo que esses municípios que se inscreveram conseguiram chegar até o final do processo, já aconteceram de alguns não conseguirem chegarem até o fim. Para gente é uma vitória estar com vocês cinco até aqui”, comemorou.


Durante a sua participação, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, falou sobre a interlocução junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Fico bastante emocionado com repercussão que deu da possível entrada do Brasil na OCDE. Baseado em todo esse trabalho de 10 anos que estamos fazendo, e com isso vai viabilizar também os municípios e estados que tiverem boa governança para serem contemplados com acordos”, explicou.


As mentoras do curso, Luana Lourenço e Viviane Obadowiski, também agradeceram o empenho dos alunos que chegaram ao fim das atividades do programa. “Essa construção coletiva vai gerar resultados para o país”, observou Lourenço. E Obadowiski complementou: “Gratidão por viver esse momento histórico para nós e as prefeituras envolvidas”


Bolsas de estudos do IGCP


A 5°Turma de Mentoria para Prefeitos receberá o certificado de conclusão do programa e bolsas para o Programa de Educação à Distância em Governança Municipal, do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP).


O programa tem como objetivo conduzir o cursista ao conhecimento dos principais conceitos e benefícios da governança para iniciar a implementação do processo em seu ambiente de trabalho. O curso conta com carga horária total de 46h e ficará disponível por cerca de um ano.


MENTORIA


A mentoria é um processo de aceleração de carreira conduzido por um profissional mais experiente na área de atuação. Essa técnica de aprendizado está em ascensão no setor privado e vem também trazendo bons resultados no setor público, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, tem como objetivo difundir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão.




Assessoria de imprensa da RGB

bottom of page