Buscar

Com apoio da RGB, IGCP celebra parceria com CBG e ABNT


Foto: Membros da ABNT, IGCP, RGB e CBG


Na última segunda-feira (05.09), o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) celebrou parceria com a Companhia Brasileira de Governança (GBG) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Membros da Rede Governança Brasil (RGB) também acompanharam a assinatura do termo de cooperação e inauguração do novo escritório do IGCP, localizado na área central de Brasília.


De acordo com o presidente do IGCP, Ricardo Todeschini, a parceria com a CBG e ABNT representa um grande avanço principalmente para o Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV). “Nós estamos muito felizes! É um desafio imenso colocar o nosso programa em mais de 5 mil municípios, em apenas 5 anos, esse é o principal objetivo. Mas como diz o nosso lema, a disseminação das boas práticas de governança deve ser posta para todo o Brasil e quiçá para toda a América Latina”, afirmou.


A tese da governança vem sendo difundida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes nos últimos anos. Em 2017, com o advento do decreto federal n 9.203/17 , um conjunto de regras que ajudam na questão da melhoria do desempenho do setor público passou a influenciar todo o país. “Um dos maiores desafios é fazer a implementação dentro da própria estrutura do serviço público, principalmente porque temos mudanças a cada quatro anos nos municípios. Fazer com que os servidores encarem de forma proativa e respeitosa quem entra no contexto público, mas com certeza conseguimos isso com capacitação e conscientização”, explicou Todeschini.


Segundo o diretor financeiro do IGCP, Henrique Farinon, o objetivo da entidade é levar a tese da governança pública para todos os municípios brasileiros, e as parcerias com a CGB e ABNT vão ajudar na execução do processo. “A colaboração da ABNT no âmbito do PRONAGOV reforça a credibilidade para execução desse programa que vai melhorar substancialmente a prestação dos serviços públicos", ressaltou Farinon.


“O dia de hoje é um marco muito importante. Primeiramente, por estarmos inaugurando a nova sede, já que nos encontramos em processo de expansão, conseguindo ter uma estrutura mais adequada para toda equipe que cresceu, e agregando tudo isso a novos projetos, parcerias e perspectivas, o que a empresa deseja, crescer!”, observou a diretora de governança do IGCP, Cristiane Nardes.


Ela acrescentou sobre as novas parcerias: “Trouxemos a CBG e ABNT para agregar mais know-how e credibilidade para o IGCP. Nesse momento temos total necessidade de ter organizações que tenham de fato nome no mercado e comprometimento com a governança… são essas parcerias que IGCP precisa, de empresas que tenham essa preocupação com a governança”, afirmou Nardes.


“Essa reabertura de um novo escritório, em tão pouco tempo, mostra que estamos no caminho certo. Nossa equipe cresceu e precisamos de um espaço maior para poder acomodar nossos colaboradores, clientes e parceiros. Esse momento é celebrável, porque é uma conquista!”, comemorou a gerente de projetos do IGCP, Celina Franco.


A diretora administrativa de ensino e projetos, Dinaura Tedesco, ressaltou o crescimento dos projetos do instituto e como a nova estrutura vai trazer melhores condições para toda a equipe. “O IGCP está crescendo de forma significativa, e a nova estrutura possibilitará melhores condições de trabalho para toda a equipe que nesse momento está engajada na elaboração de novos cursos e na implementação de projetos, para atender a demanda dos clientes/parceiros. Estamos trabalhando também, em prol do aprimoramento dos processos, para que possamos identificar oportunidades de melhorias dentro da organização.”, contou.


E acrescentou: “Essas parcerias são fundamentais para criar um laço de cooperação mútua, ampliar a cartela de clientes, além de possibilitar a fidelização dos atuais. Em relação ao PRONAGOV, com toda certeza será um programa grandioso que atenderá a demanda de mais de 5 mil municípios, em apenas 5 anos, em termos de capacitação e alinhamento dos processos das prefeituras atendidas, com foco na transparência e nas boas práticas de Governança”, destacou.


Para a coordenadora pedagógica do IGCP, Derlinéa Miranda, estas parcerias são muito significativas. “É um passo muito importante para o Instituto. Cheguei ao IGCP no início deste ano e desde então tenho observado um crescimento enorme. O IGCP tem uma equipe muito coesa, de alta performance que trabalha com muita garra e determinação fazendo de fato diferença nas entregas realizadas. Estas parcerias só servem para mostrar mais uma vez que estamos no caminho certo. Contamos com grandes projetos em andamento e novos chegando. Nosso portfólio de cursos a cada dia cresce, dada a quantidade de demandas que estamos tendo, o que de fato mostra o reconhecimento do relevante trabalho realizado. Estamos todos realmente muito felizes e gratos a Deus por tantas conquistas.”, disse a coordenadora pedagógica.


PARCERIAS DA ABNT e CBG


A assinatura do termo de cooperação entre o IGCP, ABNT e CBG foi bastante celebrada pelos convidados que participaram do coquetel de inauguração da nova sede do IGCP. De acordo com o presidente da ABNT, Mario William Esper, a parceria vai proporcionar um grande avanço para o poder público municipal.


“Hoje temos bastante dificuldade para implementar o sistema de Lei de Proteção de Dados [LGPD]. Esse convênio que nós estamos assinando hoje, vai permitir que ABNT e instituto possam juntos desenvolver cursos, treinamentos, e o mais importante a certificação. A ABNT vai certificar as empresas públicas para que eles tenham condições de implementação de gestão da LGPD”, justificou Esper.


Ele informou ainda que cerca de 68% das empresas apresentam dificuldade de condições de implementar o sistema de LGPD. Já o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, disse que a parceria está voltada para a capacitação das pessoas. “A ideia do IGCP é transformar a América Latina através de uma governança. Nós vamos dar o primeiro passo transformando o estado, e para nós é muito importante começar pela governança pública desse Brasil que é mais que um continente”.


“Para mim esse dia representa um movimento sinérgico em prol do Brasil e da administração pública. Quando unimos três grandes organizações imbuídas de um novo propósito - que é levar a governança - isso faz com que tenhamos uma sinergia incrível. Estamos formalizando essa parceria já com muitos projetos na porta, e isso faz muita diferença. A ABNT vem para abraçar esses nossos propósitos trazendo normativas, técnicos, referências, frameworks… para embasar a atuação tanto do IGCP quanto da CGB”, explicou o presidente da Companhia Brasileira de Governança e coordenador do Comitê de Governança das Contratações da RGB, Paulo Alves.


Alves revelou que o trabalho vai funcionar de forma concomitante e complementar ao programa de governança municipal. “Enquanto o IGCP vem com a mentoria nos municípios, nós chegamos para implementar a governança em forma de projetos de assessoria, com instrumentos, processos e estruturas de governança...”, ressaltou.


Conforme o diretor jurídico da RGB e coordenador do Comitê de Governança no Esporte, Leonardo Andreotti, as parcerias do IGCP com CBG e ABNT demostram que caminho da governança está sendo traçado de forma sólida e com pessoas responsáveis que trarão resultados positivos.


Assim como Andreotti, o coordenador do Comitê de Governança e Estatais da RGB e professor do IGCP, Márcio Medeiros, acredita em uma evolução intensa com o trabalho do instituto e Rede tomando à frente o propósito de disseminar a governança em todo o país.



PRONAGOV


Com objetivo de melhorar a gestão dos municípios brasileiros, através de boas práticas de governança e compliance, o Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV) será executado pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), que pretende capacitar 90% dos municípios brasileiros em cinco anos.




Fonte: Assessoria de imprensa do IGCP